terça-feira, 16 de junho de 2009

A insustentável leviandade do PNPG...

Portela do Homem, 12 de Junho de 2009

...final de tarde e final de mais uma caminhada às Minas dos Carris. Por entre farrapos de redes de comunicações recebo uns toques por parte do Zé Moreira, porém não conseguimos falar... a rede era fraquita. Por já ser uma hora na qual o Zé já costuma estar descansado no 'Cubano', deduzi que seria para me dizer que não estaria na Portela do Homem tal como havíamos combinado.

Chegado à Portela do Homem, não queria acreditar no que os meus olhos me mostravam tal era a barafunda, desorganização e caos no estacionamento. Respirei fundo (tentando não respirar aquele ar poluído no Parque Nacional...), fui trocar de calçado e rumei a Braga. Pelo caminho duas mensagens e uma delas deixava-me intrigado... alguém do Parque Nacional da Peneda-Gerês havia identificado o Zé por estar a tirar fotografias...

Para saberem do que se passou ao certo, recomendo-vos a leitura séria, atenta e ponderada do sítio Bordejar. Penso que o que se passou é demasiado sério para se deixar passar em branco. Porquê? Porque as coisas estão a tomar um rumo que nos faz lembrar 24 de Abril de 1974 e daqui a pouco teremos um verdadeiro ambiente de medo e repressão que não pode ser admissível...

Leiam e comentem lá ou cá...

...para finalizar ainda me questiono qual era o objectivo de um agente da autoridade que andou a espreitar alguns dos carros que estavam estacionados na Portela do Homem... estranho, não é?

Fotografia: © José Moreira

8 comentários:

Pedro Pereira disse...

ENFIM..... As pessoas que andam verdadeiramente em transgressão e a destruir o parque nacional da peneda gerês ninguem os aborda nem ninguem lhes faz nada...Isto do poder economico anda sempre á frente daqueles gestores que se dizem defensores do ambiente!!! depois os resultados destas "gestões" vêem-se.... Fico triste mas portugal ainda está longe de ser um país civilizado!!!!!

Teotonio Pinheiro-Barcelos disse...

Ola Rui!minha sorte na quarta feira por o que li .mas esses senhoras realmente so chateam quem gosta da natureza, o malandro que anda por ai a fazer asneiras,assaltar carros, deixar lixo por todo o lado nao fazem nada enfim..

Anónimo disse...

Bem...uma situaçao destas e sempre desagradavel.
Sera que com um baixo assinado nao mudaria nada?!

Vitor Peixoto

Jorge Nogueira disse...

E o Zé, pediu a identificação ao "Guarda"?

Devia-o ter feito.

Abraço

Rui C. Barbosa disse...

Jorge, não foi necessário pois o Guarda da Natureza identificou-se no momento.

Como é óbvio o problema aqui não será o guarda mas sim as directrizes que eles recebem da direcção do Parque Nacional que aparentemente, tal como já havia referido numa entrada anterior, este ano são mais duras e restritivas.

Por outro lado, e consultando outras coutadas na Internet onde se comenta este singelo blogue, já li que afinal, e segundo o ICNB, não existem zonas restritas dentro da área do Parque Nacional. Até há poucas semanas referia-se que as zonas interditas (!!!) eram parte do estradão de acesso às Minas dos Carris (entre a Abilheirinha e a Ponte das Abrótegas) e a área ardida por completo desleixo em Março passado.

Vá-se lá entender isto...

Jorge Nogueira disse...

Olá Rui,

Concordo contigo, tens toda a razão! As directrizes devem ser mais severas e rigorosas!

Mas pelo sim e pelo não deixo aqui um link, para as competências dos Vigilantes da Natureza.
Convém ler, eu já li ;)

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt/vigilantes.htm

Entre que está escrito e o que fazem há umas parecenças.

Abraço

Rui C. Barbosa disse...

Obrigado pelo link!!

Manel disse...

Boas! Eu estou a frequentar um curso de Turismo Ambiental e Rural, na ATAHCA em Vila Verde. Um dos módulos do curso (que durou só de 25 horas) foi Áreas Protegidas. Falei com a formadora (colaboradora da ADERE-PG) sobre essas questões do desrespeito dos visitantes e da falta de informação e vigilância onde é devida. Não nos podemos esquecer que, nesta região, os postos de trabalho não se têm por mérito profissional mas quase sempre por cunhas e sobornos. Depois há que mostrar serviço e mai nada... Agora o PNPG faz parte dos PAN PARKS. Reclamem para lá. Exponham as situações e pode ser que acabem com a "mama" e deiam lugar aos que realmente amam o Gerês e têm vontade de trabalhar e o preservar.