terça-feira, 30 de junho de 2009

Geocaching no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Carris, 26 de Abril de 2008

Gostava de ler a vossa opinião relativamente a este assunto e no que diz respeito à prática do Geocaching dentro da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês e mais precisamente dentro das suas áreas de protecção especial.

Vamos primeiro definir o que é o Geocaching. Segundo a página oficial do Geocaching (disponível em http://www.geocaching.com/) - Geocaching - The Official Global GPS Cache Hunt Site -, o "Geocaching é uma caça ao tesouro de alta-tecnologia praticada em todo o mundo por aventureiros equipados com dispositivos GPS. A ideia básica é a localização de contentores escondidos no exterior, denominados geocaches, e partilhar as suas experiências online. O Geocaching é praticado por pessoas de todos os grupos etários, com um forte sentido de comunidade e de apoio ao meio ambiente."

Como se pratica o Geocaching? Segundo a página na Wikipédia dedicada a esta actividade (http://pt.wikipedia.org/wiki/Geocaching), "numa cache tradicional, um geocacher coloca um livro de registos, caneta ou lápis e os pequenos tesouros, num saco à prova de água, e depois anota as coordenadas WGS84 (latitude e longitude) da cache. Estas, em conjunto com outra informação sobre o local do esconderijo, são publicadas na Internet. Os outros geocachers, os descobridores, lêem essa página e, com receptores GPS, procuram-na. Quando o conseguem, registam o achado na mesma página. Os Geocachers são livres de colocar ou retirar objectos da cache, normalmente por troca de coisas de pequeno valor, de modo a haver sempre qualquer recordação para trazer."

Um aspecto relacionado com a protecção do ambiente dentro desta actividade, são os denominados eventos CITO. Ainda segundo página na Wikipédia dedicada a esta actividade, "uma das características que diferencia o Geocaching de outras actividades é o esforço feito no sentido de preservar a natureza e criar consciência ambientalista. Para tal, é normalmente pedido aos utilizadores que removam algum lixo das áreas onde praticam geocaching ("Cache In, Trash Out" - CITO) e que deixem as áreas visitadas iguais ou em melhor estado que as encontraram ("Leave No Trace", "Take Nothing But Photos, Leave Nothing But Footsteps"). É usual também a realização de eventos CITO listados em http://www.cacheintrashout.com/ que envolvem milhares de geocachers em todo o mundo limpando uma área em particular."

A questão que coloco é a seguinte, apesar da sua consciência ambientalista a prática desta actividade implica a introdução de um elemento estranho no meio ambiente, isto é a própria cache. Assim, não será uma contradição a colocação de geocaches em locais cuja a protecção ambiental adquire uma referência especial tal como são as áreas protegidas como o Parque Nacional da Peneda-Gerês? Uma pergunta pertinente para a qual gostava de saber a vossa opinião.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

10 comentários:

Anónimo disse...

sinceramente!!!axo k a geocache não deve influenciar muito!!até porque as caixas costumam estar em sitios muito escondidos e por vezes de dificil acesso!!!penso que não deve ser considerado "lixo"
pelo menos no meu ponto de vista!!
se que pratica geocache realmente trouxer algum lixo com eles, axo que a caixa do geocache é um pequeno preço a pagar por uma maior limpeza das nossas montanhas e zonas protegidas incluindo o geres

SM disse...

Isto do geocaching não é "rosas"!!!
Deixo aqui 1 exemplo contraditório da tal defesa do ambiente por parte de um geocacher!

http://azinheiragate.blogspot.com/2008/08/geocaching-nas-terras-de-sic-assim-no.html

Em relação à tua questão, no caso das áreas de protecção integral do PNPG é lógico que sendo proibido lá andar também devem ser proibidas as caches. Aliás as caches em áreas como esta (entenda-se fora de reservas integrais!!)deviam ser "virtuais", ou seja, sem caixinhas nem caixotes, só FOTOS!!!

SM

Rui C. Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui C. Barbosa disse...

Sendo os comentários moderados pelo autor, agradecia que os mesmos fossem devidamente identificados...

Zé Moreira disse...

Viva Rui.
Nem oito nem oitenta.

Quanto à caixa de plástico que por lá fica enquanto a cache está activa, do mal o menos. Há males bem piores!!! Até porque se todos fizerem como dizem, e acredito que haverá alguns que o fazem, nas CITO, o efeito até seria positivo, mas, - e há sempre um mas – a coisa não me parece que seja bem assim. Algo me faz desconfiar desse ecologismo exacerbado.
Nada tenho contra o Geocaching, muito menos contra quem o pratica, mas…

...Há uns tempos procurando informação sobre as Sombras, fui parar a uma página do Geocaching, que se visita aqui - http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=46daab72-98ac-4108-a6e3-00feccbfae9d - , e olha só o que encontrei.

Até ao dia de hoje já visitaram esta cache 38 geocachers, a avaliar pelos registos (logged visits)
Assim, transcrevendo literalmente:

e chegada a Portela do homem as 8.30h da manha resolvemos ver o caminho interdito se estava bom para nossos cachemoviles seguir ate as sombras .visto uma parte do percurso estava óptimo voltamos esperamos por o resto do pessoal que chegou as 9 horas foi mesmo so direcionar para o caminho.
como ja era tarde e a chuva continuava a cair pensamos eles hoje nao nos chateam assim foi :):)de chegada ao local foi so caminhar beleza de local muito sossegado e os cavalinhos la estavam eles a nossa espera ,depois de uma ligadela ao Rei :)


Chegamos ao inicio do estradao mt tarde.....cerca das 11H....depois de ler o aviso que era proibido passar e blabla....lá decidimos arriscar, e lets play with the Strakar.....
O estradao está em mt bom estado e creio que mesmo de carro ligeiro se chega lá sem saltar nenhuma peça fora.....
Claro nao pudemos ter mt amor ao carro,,,,,,,
a parte final do estradao é fenomenal ravinas de meter medo, mas também é mt bonita....
Chegamos ao fim do estradao ou melhor a meio dele,pois ele continuava do outro lado da montanha, paramos a carroça para nos prepararmos para a parte final da subida para a mina.

… Contudo esta teria um acesso possível de veiculo, situação que possibilitava a sua busca num dia mais curto, de inverno. Muito se falou aqui do acesso interdito e da cancela existente no local. No dia, a caminho, também nos desencorajaram a fazer-lo, pois haveria guardas na zona. Contudo, esta cache foi deixada para os dias mais curtos para que a pudéssemos fazer à nossa maneira e chegando ao Waypoint de acesso TT a cancela aberta deu-nos o empurrão necessário para avançar.
Bem verdade que o sinal de transito proibido e o aviso nos deixaram apreensivos, mas hoje era feriado e estava a chover... os guardas não haveria de ali estar e a existir multa era dividida por 5
Fomos então avançando, km a km, num estradão sempre a subir, mas que diga-se em muito bom estado.



Na verdade, consegui levar o carro até á represa, o que me poupou 13 kms de caminhada á ida e outros 13 kms, na vinda! Thanks!
Mesmo assim, fomos apreciando a paisagem ao longo do caminho enquanto inspecccionava meticulosamente a estrada afim de evitar pedregulhos e buracos.


Para que aquilo mereça os 4,5 deve ser feito como manda a lei: a partir da Igrexa de Nossa Señora do Xerés.
Pelo que vou ouvindo e pelas viagens que o meu cachemobil já fez para aqueles lados, durante a semana ninguém implica. Ao fim de semana a coisa pode "fiar mais fino"! É como no acesso às antenas (Muro) da Serra Amarela, em Lindoso ou às Lagoas do Marinho, em Xertêlo. Para não correr riscos é melhor não levantar a cancela!


Por esses caminhos espanhois não é preciso autorização para andar de TT?
Se bem me lembro em setembro de2006 andei por esses lados e quis ir a Carris por Espanha e dei com uma "portagem" em que só com autorização do Parque é que lá poderia colocar as rodas do meu Patrol.


Claro que felizmente há excepções. Quero acreditar que sim. O problema não é o GEOCACHING. É o respeito pela Natureza. Acreditam que quem procede assim numa estrada de acesso condicionado, vai baixar-se para apanhar o lixo dos outros?

Anónimo disse...

Boas
Já conheço o Geocaching desde o inico onde só havia meia duzina aqui pelo Norte.
Para mim Geocaching e conhecer o local onde localiza a cache, não é obrigatório escrever no log ou trocar brindes.
Já conheci locais lindissmos através do Geocaching, de outra forma era impossível.
Mas como em tudo existem sempre os que não tem civismo nem educação.
Eu sou contra as pessoas que metem caches em Castros, no meio das pedras e depois é horrivel ver as pedras fora dos sitios quase destoem os muros a procura da cache.
Eu chego lá aproveito para explora ao maximo a paisagem e saborear o local mas não toco em nenhuma pedra.
Mas nem todas as pessoas tem o mesmo QI.

Cumpts
Coutada

Anónimo disse...

O problema do geocaching são mesmo as pessoas, existem casos em que as caches são colocadas em muros de construções antigas e se formos lá podemos verificar que os muros encontram-se parcialmente destruidos, pois os geocachers retiram as pedas na esperança de encontrar a cache, mas depois esquecem-se de as colocar novamente.

Sem entrar em radicalismos, deveria-se retirar as caches que estejam em locais sensiveis ambientalmente e em edificios históricos onde a pratica desta actividade possa ser malefica.

canevare disse...

Bem, não achando que as geocache sejam lixo acho que em muitos casos traz lixo e alguma degradaçao...

Posso falar em casos mais concretos, acho que quem coloca as geocache deveria ter mais cuidado a procurar os sitios, ha casos em que sao colocadas geocaches em grutas onde hibernam morcegos, ora as visitas costantes a estas geocaches ja para nao falar na destruiçao que provocam nas grutas, (ja que sao feitas por pessoas na maioria dos casos que nao tem formaçao para se movimentar dentro das mesmas sem as destruir) ha o grande perigo de acordar as especies que estao em hibernaçao e levar á sua morte...

Ha tambem o caso de geocaches posicionadas junto de zonas de nidificaçao de aves, conheço tambem um local onde ha uma geocache muito perto de um ninho de coruja branca, o que pode tambem levar ao abandono da cria...

E como disse antes, devia ser muito bem pensado o sitio onde estas geocaches sao colocadas e, infelizmente, pelo o que vejo nao sao...

Já para nao falar do caso de alguns praticantes desta modalidade que têm pouco respeito pela natureza, mas isso ha em todo o lado.

Em relaçao a haver uma geocache numa zona de protecçao total sou obviamente contra por os motivos ja acima indicados.

Abraço Sergio Barbosa

Pedro Cardoso disse...

Eu não sei se estavam à espera que os geocachers fossem santos que se desviassem da média nacional, mas não são. Há bons e maus exemplos como em tudo. Os seis logs descritos são estes maus exemplos. Quantas pessoas lá vão de carro sem ser em busca de uma cache? Muitas mais? Já agora, se amanhã tiverem tempo:
http://www.geocaching.com/seek/cache_details.aspx?guid=865e4e4a-fd3c-4d11-9947-5d8d7c866fa6

A caixa em si será tão prejudicial como as stashs deixadas por montanhistas ou os logbooks oficiais de muitas montanhas (no topo do Olimpo na Grécia por exemplo, existe uma caixa com um livro para assinar).

Anónimo disse...

Em todas as actividades (incluindo as ambientalistas)alguns não cumprem as regras, nem fazem aquilo que pregam.
Mas já agora deixe-me perguntar:
Os que zelam pelas zonas protegidas também circulam a pé?
Se lá for um ilustre político não se levantam as cancelas?
De facto devemos educar as pessoas para preservar estes lugares lindos.
Já agora a minha ultima cache foi no Gerês e fiz quase seis km a pé para a apanhar, mas valeu o esforço a paisagem é linda, além disso encontrei os ditos cavalinhos.