sábado, 6 de junho de 2009

A mina misteriosa...

Carris, 15 de Fevereiro de 2009

Já há muito tempo que um pequeno pormenor na Carta Geológica do Parque Nacional da Peneda-Gerês me anda a intrigar a alma! Comprei esta carta há muitos anos a quando da sua edição pelo Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza e pela Direcção-Geral de Geologia e Minas dos Serviços Geológicos de Portugal em 1991.

Nesta carta as Minas dos Carris surgem ainda como concessões activas, o que era verdade pois as concessões só foram extintas a 28 de Maio de 1992. Na carta estão também assinaladas as Minas de Cidadelha, Lomba - Cadeiró e Borrageiro.

No entanto, e com uma observação mais atenta surge a certa altura uma sinalização de uma mina abandonada ou suspensa e ocorrência de volfrâmio numa zona não muito afastada do Outeiro da Meda já na extremidade Este da Encosta do Sol. Esta sinalização é curiosa pois até ao momento não encontrei qualquer referência à existência de explorações mineiras nesta zona do Vale do Alto Homem.

Quem diz que a Serra do Gerês não tem segredos?

Fotografia: © Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza / Direcção-Geral de Geologia e Minas dos Serviços Geológicos de Portugal

Sem comentários: