terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Paisagens da Peneda-Gerês (MCDLV) - A cabra e o Pico da Nevosa

 


Muitas vezes procuramos o enquadramento perfeito numa paisagem, conseguindo o ângulo ou a melhor luz e adicionando os elementos que achamos vão acrescentar valor àquele momento que, de certa forma, pretendemos eternizar.

No entanto, com a vida selvagem estes enquadramentos são mais difíceis, pois raros, e por vezes passamos meses ou mesmo anos sem os conseguir. Outras vezes, é o acaso que nos leva àquele momento que nos oferece um enquadramento perfeito, como é o caso desta fotografia.

Caminhava desde o Posto Meteorológico das Minas dos Carris pelo mesmo trajecto que sempre faço quando lá vou e quero ir à represa. Por ali, passo perto de uma ruína a que chamo 'O Abrigo do Mineiro Poeta' e de repente lá estava ela. Ao princípio, não deu pela minha presença, o que me permitiu preparar a câmara e desejar profundamente que este momento se pudesse eternizar um pouco mais.

Esta foi uma das fotografias que consegui, 'A cabra e o Pico da Nevosa', Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

2 comentários:

Francisco Ascensão disse...

Rui, isto dava um postal! Apenas uma dúvida! Ainda não consegui perceber como é que se aproxima elementos do segundo plano de uma imagem de modo a que pareçam que estão logo "ali à frente"? Pelo que o Rui disse, estava a chegar à represa e captou o momento, mas como é que fez para a nevosa "ficar tão perto" ?

Rui C. Barbosa disse...

Olá Francisco. Não sou perito em técnicas de fotografia. Como disse, foi o enquadramento perfeito e tentar obter a melhor focagem na cabra tentando também ter uma profundidade de campo que permitisse não desfocar muito o Pico da Nevosa.