terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Serra do Gerês - Das Caldas ao Campo

 


Caminhada de final de tarde entre as Caldas do Gerês e o Campo do Gerês seguindo pelo traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês.

Deixando a vila termal, o percurso leva-nos através do casario até ao Penedo da Freira na zona do Zanganho, seguindo depois um pouco pela variante das Caldas até passar na Cascata das Caldas (ou Cascata do Zanganho) e enveredar pelo bosque, chegando ao Campo da Pereira onde se situava o velho viveiro dos Serviços Florestais e a antiga Casa Florestal da Pereira.

A GR50 segue então para a Fraga Negra, mas antes de chegar a esta, faz um desvio devido à queda de uma rocha que inutilizou a passagem para o Miradouro da Fraga Negra. O desvio leva-nos ligeiramente mais acima e segue normalmente até ao Ribeiro das Salas, seguindo depois para a Chã de Lamas. Aqui, abandonei o traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês devido ao facto de, entretanto, ter escurecido e segui para o Lameirão, rumando depois ao Campo do Gerês.

Este foi um percurso com uma distância de 9,7 km e com um D+ de 557 metros, totalizando 2.938,3 km percorridos em 2022 com um total de D+ 128.570 metros.



Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: