domingo, 11 de dezembro de 2022

Dia Internacional das Montanhas

 


Para assinalar o Dia Internacional das Montanhas em 2022 escolhi uma fotografia que nos mostra o complexo montanhoso composto pela Serra do Soajo, Serra Amarela e Serra do Gerês, como parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A fotografia foi obtida na manhã do dia 8 de Dezembro de 2022, numa breve trégua da chuva e quando os raios de Sol encontravam espaços entre as nuvens, projectando-se sobre a paisagem.

O Dia Internacional das Montanhas celebra-se a 11 de Dezembro, tendo sido instituído em 2018 pelas Nações Unidas como forma de "...sensibilizar para a conservação das Montanhas, tendo em conta o seu papel nos ecossistemas, bem como os actuais problemas de sobrexploração e outros derivados das alterações climáticas que as afectam negativamente. Tal flagelo põe em causa a sobrevivência humana, especialmente em zonas mais pobres.

O tema deste ano é «Biodiversidade das Montanhas». Deste modo, pretende-se destacar os diferentes recursos, espécies e recursos genéticos que as montanhas providenciam. 

A conservação e gestão sustentável das montanhas está plasmada nos «Objetivos de Desenvolvimento Sustentável», no ponto quatro do 15º. objectivo."

Mais aqui.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: