sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Trilhos PNPG - Grande Rota da Peneda-Gerês (Etapa 7 - Do Soajo a Lindoso)

 


Durante três dias percorri a Grande Rota da Peneda-Gerês (GR50) ligando o Miradouro de Tibo a Germil.

O texto a seguir é retirado da página da Grande Rota da Peneda-Gerês, e relata a Etapa 7 entre Soajo e Lindoso. O texto é editado quando necessário.

A etapa tem início no campo da feira de Soajo, seguindo cerca de 40 metros pela Estrada Municipal 530 (EM-530), na direção Oeste, até que surge a indicação de virar à esquerda. Entramos num caminho agrícola que nos orienta a passagem pela veiga agrícola de Soajo. Alcançando novamente a EM-530, vira-se à esquerda, pelo asfalto, cerca de 100 metros, desviando depois, à direita, para uma rua secundária. Poucos metros à frente, deixa-se de caminhar pelo asfalto e passa-se a percorrer um antigo caminho agrícola, empedrado e ladeado por muros, que nos leva novamente à EM-530 e ao lugar de Vilarinho das Quartas, ainda na freguesia de Soajo.


Após sair de Vilarinho das Quartas continuamos pela EM-530, em direção ao Rio Lima. Passamos a ponte sobre o Rio Lima e a antiga Central Hidroelétrica, deixando o município de Arcos de Valdevez e continuando o percurso em território do município de Ponte da Barca. Siguimos pela estrada até encontrar as primeiras casas. Aí, tomamos o caminho íngreme à esquerda que nos leva ao antigo Bairro da EDP (Energias de Portugal), construído nos anos 80 (século XX) para albergar os trabalhadores que construíram a Barragem do Alto Lindoso, considerada a maior central de produção de energia hidroelétrica e uma das mais altas construções de Portugal.

Depois de deixar o bairro, atravessa-se a Estrada Nacional 203 e seguimos para o lugar de Paradamonte, onde continuamos a presenciar a existência de vários edifícios e equipamentos das antigas estruturas da EDP. Após deixar o núcleo populacional, a rota segue por um caminho florestal, em terrenos baldios de Britelo, passando pela área agrícola do lugar de Mosteirô, já em caminho empedrado, que nos conduz à Capela da Senhora da Penha, um pequeno santuário de grande devoção popular, e continuamos pela estrada asfaltada, cerca de 400 metros, até surgir indicação de virar à direita, continuando por um caminho florestal que nos levará a terras de Cidadelhe, já na freguesia de Lindoso. A rota não entra propriamente na aldeia de Cidadelhe, mas o seu acesso encontra-se indicado como opção para os que pretendam conhecer.


O percurso segue então em direcção a Parada. Passamos por algumas cancelas, que servem para controlar o movimento do gado bovino e equino que pastoreiam livremente na montanha. Devemos deixar sempre as cancelas conforme as encontramos (fechada, se a encontrar fechada, ou aberta, se a tivermos encontrado aberta). Entre Cidadelhe e Parada o percurso segue caminhos agrícolas, carreiros e trilhos florestais, atravessando essencialmente zonas de pastagem, matos e pequenos bosquetes de folhosas, bem como algumas corgas e linhas de água.

Já perto de Parada, iremos atravessar o Rio da Ponte, onde se encontra o Poço da Gola (lagoa natural), surgindo novamente os campos agrícolas, em socalcos. A entrada no lugar faz-se pela Eira do Tapado, onde se reúne um conjunto de vinte e um espigueiros datados dos séculos XVIII e XIX, semelhantes aos espigueiros que encontraremos mais adiante no lugar do Castelo, em Lindoso. Após atravessar a aldeia, seguimos por caminho empedrado, desviando-nos deste mais adiante para continuar em caminho florestal. Ao longo do caminho, em locais onde a topografia o permitir, conseguirá avistar o Castelo Medieval de Lindoso, o conjunto de espigueiros que o flanqueia, tendo como cenário de fundo o plano de água da albufeira do Alto Lindoso.

Por fim, caminhamos novamente sobre calçada e chegamos ao lugar do Castelo, em Lindoso, onde não faltam motivos de interesse. Destaca-se, pela importância histórica e monumentalidade, o núcleo constituído pelo castelo medieval, cruzeiro, eira comunitária e o conjunto de 67 espigueiros, onde não devemos deixar de apreciar a tipicidade da arquitetura e os arruamentos.



Neste dia percorremos um total de 17,5 km e com um D+ de 917 metros, totalizando 2.811,1 km percorridos em 2022 com um total de D+ 123.594 metros.































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: