terça-feira, 6 de dezembro de 2022

337... As Minas dos Carris, o Curral da Amoreira e a Corga dos Salgueiros da Amoreira

 


Caminhada às Minas dos Carris pelo Vale do Alto Homem num belo dia de final de Outono com frio e alguma chuva. O regresso foi feito pelo Curral da Amoreira e depois pela Corga dos Salgueiros da Amoreira, seguindo pelos restos do antigo carreiro pastoril que agora já desapareceu.

O Curral da Amoreira apresenta um forno pastoril muito bem conservado e com a sua cobertura de torrão de terra em perfeito estado. O curral (tal como o Curral das Albas) foi utilizado durante muitos anos pelos gados de Vilaméa, tal como é referido por Tude Martins de Sousa no seu livro "Mata do Gerês" (Coimbra, 1926)

O dia ficou marcado pelo encontro com as cabras-selvagens, tendo a oportunidade de fotografar dois reixelos e algumas fêmeas com um enquadramento único.

Foi uma caminhada com 23,1 km e com um D+ de 762 metros, totalizando 2.773,3 km percorridos em 2022 com um total de D+ 121.966 metros.




































































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Francisco Ascensão disse...

Incrível! Não fazia ideia que o curral da amoreira tinha identificação no forno pastoril! É um local muito pouco visitado na serra