sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Serra do Gerês - Em busca do Penedo da Cabeça do Cão

 


Caminhada pela Serra do Gerês em busca de velhas paisagens e mais precisamente pelo Penedo da Cabeça do Cão, que sabia ficar algures na zona da Pedra Bela.

Carro estacionado em Pedrogo e início da jornada seguindo o antigo traçado do Trilho dos Currais ao passar pelo velho Chalet dos Serviços Florestais. Um pouco mais adiante, segui pelo traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês (GR50) que, ladeando o Rigor, inicia uma boa pendente que nos levará às Voltas do Azeral (já na estrada para a Pedra Bela) e à Fonte do Azeral, após passar pelas Pentelhas. O caminho, recentemente limpo pelos baldios, vai rodar o Cabeço do Forno Novo até chegar perto do Penedo do Trovão. Aqui, deixei a GR50 e segui pelo caminho florestal que inicialmente percorre a Encosta do Azeral e depois passa perto do Penedo do Cocuruto e da Fonte do Cocuruto, percorrendo a Encosta do Cocuruto antes de entroncar na estrada para a Pedra Bela a poucas dezenas de metros daqui.

Tendo como referência a fotografia a seguir datada de princípios do Século XX, deambulei pelo espaço do antigo Viveiro da Pedra Bela durante algum tempo a tentar encontrar um enquadramento já impossível de ver devido ao crescimento do arvoredo.

Porém, ao fim de algum tempo, lá consegui encontrar o Penedo da Cabeça do Cão e a paisagem que procurava, completamente transformada ao fim de mais de 100 anos!

Encontrado o Penedo da Cabeça do Cão, procurei um velho forno que me havia sido referido pelo Armando Araújo há já muitos meses. Construção singular e de objectivo desconhecido, o peculiar forno encontra-se também na Pedra Bela. De estrutura simples, terá sido talvez utilizado pelos Serviços Florestais, mas agora permanece naquele alto como um testemunho de tempos passados.

Deixando a Pedra Bela para trás, segui pela estrada em direcção à Terrila (Fonte da Terrila) e passando perto da Chã dos Uchos entrei na Encosta do Penedo Chelo, seguindo até ao entroncamento da Roca. Aqui, segui novamente o traçado da GR50 em direcção ao Curral da Carvalha das Éguas passando pela Pala do Cando de Cima e pelo Vale de Salgueiros, ladeando o Varejeiro.

Após uma pequena paragem no Curral da Carvalha das Éguas, segui para o Curral da Lomba do Vidoeiro e iniciei a descida em direcção ao Penedo do Trovão, deixando a GR50 e seguindo pelo traçado do Trilho dos Currais até quase ao fundo da junção da Corga da Sarneda com a Corga do Ferro de Engomar já na Quelha Verde. Depois de passar pela zona de merendas do Vidoeiro (onde se localizava o antigo Curral do Vidoeiro), passei nas imediações do Viveiro da Vacaria e da antiga Casa do Guarda do Vidoeiro, finalizando assim a caminhada em Pedrogo.

Este foi um percurso com uma distância de 16,8 km e com um D+ de 750 metros, totalizando 2.858,9 km percorridos em 2022 com um total de D+ 125.958 metros.

Ficam algumas fotografias do dia...




























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: