quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

'Pentelhas', um topónimo geresiano

 


Conhecer e tentar compreender os topónimos que embelezam a Serra do Gerês é de facto uma tarefa muito interessante e que deveria merecer mais cuidado por parte do Município de Terras de Bouro. Apesar de já se ter feito um trabalho imenso na preservação da toponímia, muito há ainda a fazer para que esta não se perca por entre a estupidez das 'Cascatas do Tahiti' e afins.

Há zonas com designações peculiares, tais como a "Encosta do Cocuruto" (Penedo do Cocuruto, Fonte do Cocuruto, Cabeço do Cocuruto e Mina do Cocuroto) ou o famoso "Conho", e outras que já fazem parte da nomenclatura do visitante usual da Serra do Gerês (Pé da Cabril, Prados da Messe, Vidoeiro, e tantos outros).

No entanto, um dos topónimos mais peculiares será "Pentelhas" ou "Pontelhas"! Para quem já percorreu a Grande Rota da Peneda-Gerês na sua etapa entre as Caldas do Gerês e a Ermida, certamente terá passado por esta zona que se localiza acima do Rigor e antes da chegada à estrada para a Pedra Bela nas Voltas do Azeral. Assim, quem por ali caminhou nunca disse que nunca esteve nas Pentelhas!

A fotografia desta publicação mostra a Fonte do Azeral localizada acima das Pentelhas...

O leitor Carlos Evaristo indicou a explicação do topónimo, "É passagem de pequeno curso de água ou alvada. Tem pedras de suficiente comprimento para uma ponta assentar numa margem e a outra ponta na outra e em número suficiente para sobre ela passar um carro de vacas" (in "A Região do Gerês e Estrada da Jeira" - Dialetologia, História, Arqueologia e Etnologia na Toponímia", Fernando Cosme).

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: