segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Registos fotográficos das Minas dos Carris nos anos 60

 


Ao longo destes últimos anos tenho conseguido reunir um interessante espólio fotográfico sobre as Minas dos Carris.

Com o seu primeiro registo mineiro feito em 1941, a documentação fotográfica do complexo é um magnífico arquivo histórico não só do seu funcionamento, mas também da História da Serra do Gerês e deste território, bem como do nosso país onde a exploração do volfrâmio teve um papel importante para as comunidades locais.

A fase inicial do desenvolvimento das Minas dos Carris está relativamente bem documentada em termos fotográficos, bem como a exploração mineira nos anos 50 e nos anos 70. Com o fim das concessões e o consequente declínio dos edifícios, os registos fotográficos foram diminuindo nos anos 80 e 90, apesar de existir um bom número de fotografias.

Porém, com a paragem da exploração mineira em 1957/1958, deixaram de haver registos fotográficos desde então e não consegui até ao momento qualquer fotografia que mostre as Minas dos Carris na década de 60 do século XX.

No entanto, acredito que esses registos existam e já tenho tido acesso a fotografias dos históricos da montanha portugueses que em alguma altura terão visitado a Serra do Gerês (tais como Pedro Pacheco, João Paulo SottoMayor ou Luís Vendeirinho, entre outros, e que já integraram o livro "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês"). No entanto, nenhuma dessas fotografias mostra o complexo mineiro nesses anos.

Em tempos, já aqui fiz um apelo numa tentativa de encontrar outros registos fotográficos das Minas dos Carris nos anos 60, fazendo agora novamente um apelo à comunidade para partilhar der alguma forma essas fotografias, caso existam! O mesmo apelo se aplicam a registos fotográficos de outros anos.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)


Sem comentários: