quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Trilhos lá fora - Grande jornada pela Serra do Xurés

 


Extenso percurso que me levou da Portela d'Home até ao Vale do Rio Vilaméa, perto da Mina das Sombras.

Era ainda madrugada e a chuva caía na Portela d'Home por entre os sons da Natureza e do vento que fazia balancear o arvoredo. Mochila pronta e devidamente agasalhado para o frio que se fazia sentir, segui na direcção da Corga Fea, Serra do Xurés,  passando a Ponte da Ceganeira perto do Outeiro de Margómez. O caminho atravessa mais adiante o Barraqueiro do Crasto e segue para a Corga da Revolta volteando o Outeiro do Porco.



Após passar a Ponte de Madeira segue-se em direcção à Corga da Candela onde os contornos da montanha se iam tornando visíveis. Passando A Candela, prossegue-se para a Corga do Medeiro e chegamos às ruínas da Casa da Malleta na Corga do Curro, iniciando então a subida gradual da encosta d'O Fitoiro, com o caminho a seguir abaixo d'A Chan da Vella até chegar ao Curral do Mouro. A paisagem aqui já era perfeitamente visível e mostrava as marcas desoladoras do último incêndio que lavrou por aquelas encostas.

Entra-se então no Vale do Rio de Vilameá numa zona onde o rio ainda se designa por 'Rio da Amoreira' e inicia-se a lenta descida até à Ponte do Pión de Paredes, tomando mais adiante o traçado da Ruta das Sombras que nos ajuda a descer o vale passando na Encosta da Escada de Paredes, seguindo pela Carballosa e abaixo d'A Xesta, à vista do alto de Baltar. Atravessando o rio, inicia a subida para a Ermida de Nossa Señora do Xurés, local de descanso ao fim de cerca de 20 km de caminhada.



Por esta altura, a chuva, que se ia fazendo notar, começa a cair com intensidade. Após uns minutos de descanso para um chá quente, retomo a jornada e sigo pelo caminho dos peregrinos, descendo a encosta para passar nas imediações de Vilameá e sigo na direcção da Portela d'Home tomando o Camiño Natural Vía Nova intercalado com partes da Geira Romana que me levaria ao ponto de partida passando pela mansio Aquis Originis.

Este foi um percurso com uma distância de 33,3 km e com um D+ de 833 metros, totalizando 2.971,6 km percorridos em 2022 com um total de D+ 129.403 metros.















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: