sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Serra do Gerês - Do Campo do Gerês às Caldas e depois o regresso - 3.000 km de caminhada em 2022

 


Quando 2021 terminou, estabeleci como meta pessoal caminhar uma distância superior à que havia conseguido nesse ano. O valor foi de 2.627,5 km, sendo atingido em meados de Novembro. A partir daqui lancei-me noutro desafio: tentar atingir os 3.000 km em 2022.

O valor foi atingido a 30 de Dezembro num ano com seis dias de paragem devido ao isolamento pela Covid-19 e vários dias de paragem devido às temperaturas muito altas no Verão, caso contrário talvez o valor fosse maior. De referir também o desnível positivo alcançado num total de 130.040 metros.

Ora, esta caminhada foi realizada num dos dias de maior precipitação na Serra do Gerês. Saindo do Campo do Gerês, segui pela Estrada da Geira passando a Mata da Albergaria em direcção à Portela de Leonte. Depois, descida para Pedrogo (para um curto descanso) e continuação da caminhada pelo Zanganho, Pereira e Curvas de S. Bento, seguindo para o Escuredo, Lameirão e Penedo das Quatro Esquinas.

Em todo o percurso as paisagens invernais com torrentes de água a descer as encostas. Os rios estão engrossados por tapetes brancos de água que se espuma por entre a penedia, e o Rio Homem criava um rugido imensamente medonho no seu encontro com o Maceira na Mata de Albergaria. Todos os cursos de água são a definição da serra selvagem, incontrolável e imensa! 

A Cascata de Leonte fazia-se ver por entre a bruma e o Ribeiro de Mourô saltava de baixo das rochas que o escondem nos outros dias. A Fecha da Figueira e a Cascata do Torgo espumavam-se montanha abaixo!

Nos espaços mais abertos o movimento das nuvens a lamber as encostas definia a nossa escala e a aproximação dos bancos de nevoeiro definia os limites até onde o nosso olhar conseguia atingir: ora as grandes distâncias sobre o Vale do Rio Gerês a caminho da Caniçada, ora os pequenos espaços por entre os arvoredos açoitados pelo vento que por vezes soprava bem forte.

Este foi um percurso com uma distância de 29,6 km e com um D+ de 778 metros, totalizando 3.001,2 km percorridos em 2022 com um total de D+ 130.040 metros.

Fica por aqui?...

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)