quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

O Chalet Rodrigues (das Almas) e o Novo Hotel Brandão

 


O Chalet Rodrigues encontrava-se no espaço actualmente ocupado pelo parque de estacionamento do Hotel Águas do Gerês.

Segundo Rosa Fernanda Moreira da Silva, na sua obra "O Gerês - De Bouro a Barroso" (Edições Afrontamento, Outubro de 2011, pág. 252), "Manuel das Almas como geresiano consciente das exigências dos aquistas mandou construir este edifício na saída Norte do aglomerado termal com ligação a Leonte.

A sua localização oferecia não apenas a requerida centralidade em relação ao núcleo termal, mas também uma marginalidade reconfortada pela luxuriante mancha florestal do Parque Tude de Sousa e o sublime cenário serrano.

Este alojamento termal era alugado na sua plenitude de espaço ou por quartos.

Em 2001, este espaço como propriedade da Empresa das Águas do Gerês foi transformado em parque de estacionamento (...)."

Por sua vez, Vicent Craveiro Martins, no seu livro "Grandes Hotéis das Caldas do Gerês" (Edição do Município de Terras de Bouro, 2016, págs. 121 e 122), refere que "Por volta de 1913, (...) Manuel Rodrigues Barbosa "das Almas" aluga o seu Chalé ao senhor J. M. Brandão que o reabre intitulando-o de Novo Hotel Brandão, este pequeno hotel com vistas para o parque das termas e o seu lago, permanecia aberto todo o ano garantindo um asseio e esmero inexcedível."

Sem comentários: