sábado, 24 de dezembro de 2022

O Natal nas Minas dos Carris

 


Como seria o Natal nas Minas dos Carris? Localizadas numa das partes mais selvagens de Portugal, as Minas dos Carris eram como que uma pequena aldeia na imensidão da Serra do Gerês. Com acessos por estradas difíceis através da montanha, chegar e sair do complexo mineiro não era tarefa fácil.

Ali trabalhavam centenas de pessoas que vinham quer das aldeias mais próximas no Minho ou em Trás-os-Montes, ou de lugares mais longínquos do país. Na mina, viviam também mais do que uma pessoa da mesma família que vinham de lugares distantes e que no Natal não tinham a oportunidade de se deslocaram às suas terras de origem, tal como acontecia com a família do Fernando Fundo, que me contou esta curta história.

Assim, o Natal era passado na montanha, por entre a chuva, e por vezes a neve, o frio e o vento que uivava por entre os edifícios mineiros agachados por entre o granito. Certamente, todos se reuniam na cantina à entrada das minas e aí celebravam as festividades do Natal com as refeições típicas que ainda hoje adornam as mesas de milhares de famílias portuguesas.

Nos nossos dias restam as ruínas e as histórias que vão sendo contadas... e esquecidas.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: