segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Topónimos geresianos: Altar dos Cabrões e Cabreirinha


O topónimo 'Altar dos Cabrões', ou 'Altar dos Cabros' na sua versão galega, é um orónimo que chegou até nós tanto por forma oral (é comummente referido na Serra do Gerês) como por forma escrita (em particular nas cartas topográficas do exército). Por outro lado, a referência a (Pico da) Cabreirinha é muito mais escassa.

Por vezes, pode surgir a impressão de que estaremos a falar do mesmo local, porém se recuarmos ao princípio do século XX, Tude de Sousa apresenta-nos um mapa no qual são perfeitamente diferenciáveis estes dois orónimos com a particularidade de o Altar de Cabrões se situar em território nacional. Isto não acontece nas cartas militares mais recentes.

Muitas vezes, a Cabreirinha é erradamente referida como o ponto mais elevado da Serra do Gerês, querendo destronar o Pico da Nevosa. Porém, tal não é verdade e cabe a este último píncaro geresiano a honra de cumear tão formosa serra.

Para além dos marcos fronteiriços, não existe qualquer indicação no terreno da localização exacta destes dois picos. O marco geodésico dos Carris é o referencial mais próximo e assim a crista serrana que se desenvolve entre os Carris e o Altar de Cabrões fica desprovida de qualquer indicação de altitude.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: