quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Caminheiros podem ser multados por percorrer reserva


Três caminheiros chegaram às Minas do Carris vindos das Minas das Sombras. Três caminheiros ajudaram outros três caminheiros numa situação de emergência na qual havia risco de vida. Seis caminheiros correm o risco de ser multados.

Esta é a notícia do Correio da Manhã que indica que para além das três pessoas que foram socorridas na Serra do Gerês, as restantes três correm o risco de ser autuados por percorrer uma zona na qual era necessária autorização.

A notícia pode ser lida aqui.

Será que podemos multar o Correio da Manhã por falsas informações? Ora, as Minas dos Carris encontram-se dentro da Zona de Protecção Parcial de Tipo I na qual se pode caminhar sem haver necessidade de autorização para grupos inferiores a 10 pessoas. Esta autorização é necessária para quem percorre o caminho mineiro pelo Vale do Alto Homem, tal como está definido no Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O Correio da Manhã refere: "O local onde o grupo ficou em apuros é um dos que estão classificados no Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês de "proteção total". O que significa que, para o atravessar, é necessário obter uma autorização prévia por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)." Isto simplesmente não é verdade, pois o grupo encontrava-se nas ruínas das Minas dos Carris que, tal como referi anteriormente, encontram-se na Zona de Protecção Parcial Tipo I.

O jornal continua referindo que "Fonte da GNR confirmou ao CM que estão a ser reunidas informações sobre as autorizações e que o caso deverá ser encaminhado para o ICNF. Mais do que um castigo, a GNR quer que esta atitude sirva de alerta para quem pensa em percorrer zonas mais arriscadas do parque." Isto faz-me levantar a seguinte questão: será que isto não pode ser uma perseguição às pessoas que visitam o Parque Nacional da Peneda-Gerês para usufruir da caminhada e do contacto com a Natureza? É que o mesmo percurso é utilizado nos meses de Verão por dezenas de milhar de pessoas para terem acesso às lagoas do Rio Homem e nunca vi quer a GNR quer o PNPG muito preocupado em recolher informações sobre as autorizações pedidas por essas dezenas de milhar de pessoas que passam o dia nas lagoas e que são uma fonte constante de poluição química com os seus protectores solares e de outros impactos nocivos naquela zona sensível do PNPG!

Fotografia: CMTV

Sem comentários: