terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Aviso meteorológico


Nunca é demais fazer eco das previsões que vão chegando. A estes avisos deve ser dada especial atenção por parte daqueles que muitas vezes facilitam na montanha ou então para aqueles que procuram a neve a todo o custo.

De recordar que é usual muitos ignorarem os avisos que são emitidos e colocarem-se em situações de perigo não só para eles próprios como para quem depois terão de os auxiliar.

Segue o aviso da BestWeather:

Os próximos 8-10 dias trarão uma série de perturbações Atlânticas sobre o Atlântico Subtropical.

A conjunção de sistemas de tempestade vindos de oeste desde a América, em interacção com sistemas tanto de origem tropical como de origem polar causará chuvas fortes, por vezes acompanhadas de ventos intensos, trovoadas e neve intensa nas terras mais altas.

Com valores acumulados de chuva até 200-400litros/m2 em partes do norte e até 100-200l/m2 no centro e sul poderão começar a haver cheias em bacias hidrográficas mais extensas, assim como frequentes situações de inundações em ribeiras mais pequenas e meios urbanos.

Também esperamos sequências de eventos de ondulação significativa, com acréscimo da erosão costeira que poderá ir alem daquela que normalmente ocorre nos Invernos, pondo em risco áreas litorais que usualmente não sofrem destes problemas.

Sem comentários: