quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O interior das Minas dos Carris (I)


Várias pessoas já me perguntaram se alguma vez estive nas galerias das Minas dos Carris? Visitei as Minas dos Carris pela primeira vez em Setembro de 1989 e nessa mesma primeira visita, tive a oportunidade de visitar algumas das galerias.

Naquele dia chuvoso e frio de Setembro, lembro-me do nevoeiro que cobria a Serra do Gerês e lembro-me em especial da água fria que parecia que me partia os ossos no interior das galerias. Não tenho fotografias dessa primeira incursão na escuridão dos Carris, mas nos anos seguintes foram várias as visitas que me permitiram juntar algumas fotografias do seu interior e que me ajudaram a escrever a história daquela complexo mineiro.

Os registos fotográficos mais pormenorizados foram já feitos recentemente e enquanto que a entrada nas galerias era relativamente segura. Actualmente, com os diversos colapsos das galerias e o quase encerramento da sua entrada principal, a visita ao seu interior não é aconselhada.

Esta série de publicações irá mostrar algumas das fotografias do interior das galerias das Minas dos Carris que correspondem à concessão do Salto do Lobo. Algumas destas fotografias já terão surgido no blogue, mas esta é uma série de publicações que irá sequencialmente mostrar essas imagens.

Na publicação de hoje está somente uma imagem que mostra o poço principal da mina e que foi obtida a 12 de Agosto de 1993. Não é uma fotografia fabulosa, mas de qualquer das formas não deixa de ser o meu primeiro registo daquelas galerias.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: