sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Parque Natural de Somiedo - Rota das 'Brañas de Saliencia'

 


Organizada por RB Hiking & Trekking, esta foi a segunda de três caminhadas que ocorreram no Parque Natural de Somiedo, Astúrias, entre 5 e 8 de Outubro.

As 'brañas' são o testemunho da actividade pastoril que moldou a paisagem do que hoje é o Parque Natural de Somiedo. Ao longo deste percurso teremos a oportunidade de misturar as magníficas paisagens naturais com as típicas brandas pastoris, as 'brañas', que são conjuntos de construções em pedra (as "cabanas de teito"), nas quais o tecto é constituído por ramadas e piornos, resistindo à chuva e à neve devido à sua grande espessura, mas que devem ser restauradas com certa frequência.

Nesta caminhada de cerca de 16 km, conhecemos várias 'brañas' (entre as quais a braña de Murias, Mortera de Saliencia, Ordiales de Éndriga, etc.) e visitamos as magníficas paisagens de montanha de Somiedo.


A UNESCO declarou o Parque Natural de Somiedo, como Reserva Natural da Biosfera (2000). A paisagem de Somiedo é a característica dos ecossistemas da Cordilheira Cantábrica. Este Parque é conhecido, sobretudo, por albergar a maioria de exemplares de ursos pardos em liberdade na Europa.

Somiedo está situado ao sul do Principado das Astúrias, e o seu território coincide com o do concelho de mesmo nome. O Parque encontra-se na denominada "Ibéria Húmida", cujas características climáticas mais notáveis são invernos suaves, verões frescos, ar húmido, abundante nebulosidade e chuvas frequentes.

No Parque Natural podem-se encontrar todos os grandes mamíferos da Cordilheira, com inúmeras espécies de pequenos mamíferos, mais de cem espécies de aves e uma vintena de anfíbios e répteis. Especialmente interessantes são as populações de ursos pardos, tetrazes, lobos e lontras.






























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

2 comentários:

Francisco Ascensão disse...

O nome branas é bem parecido a brandas, presumo que tenham a mesma origem...Será? Somiedo é mesmo um espetáculo!

Rui C. Barbosa disse...

Sim, a origem será sem dúvida a mesma.