domingo, 4 de abril de 2021

Serra do Gerês - À procura das memórias de Vilarinho

 


As vezeiras de Vilarinho da Furna estendiam-se pela Serra Amarela e pela Serra do Gerês, chegando a espaços tão distantes da aldeia como o Curral de Albas ou o Curral da Amoreira.

Presença milenar nas serranias, muitos dos currais acabaram por ser abandonados ainda na verdadeira pujança da aldeia e hoje constituem lugares de memória.

Muitos destes abrigos acabariam por ser utilizados, por exemplo, como refúgio de contrabandistas nas noites escuras da serra (como é o caso da Cabana de Chã de Touros, agora conhecida como Pala do Contrabando), sendo vários estes exemplos tanto na Serra Amarela como na Serra do Gerês.

O abandono destes currais ainda durante a existência de Vilarinho da Furna, mas principalmente após o seu desaparecimento nas águas da barragem que lhe quis roubar o nome, levou a que um património ficasse esquecido e se fosse degradando, tomado pela vegetação. A memória de muitos deles foi-se perdendo (como era o caso do Curral d'Home) e a sua localização esquecida ou assinalada de forma errada nos mapas (como era o caso do Curral de Albas).

Na busca dos currais nesta caminhada, assumi que os limites da Serra do Gerês são baseados na delimitação feita pelos Serviços Florestais em finais do Século XIX, tendo o seu extremo no Alto das Eiras e encosta Nascente do Vale do Rio Cabril.

A toponímia conhecida é uma boa pista para a localização de muitos destes currais. Porém, mais uma vez, com o penumbrar da memória de Vilarinho da Furna, a micro-toponímia vai-se perdendo e perde-se também o que será a principal ajuda na localização destes currais. A existência de alguns deles já era sobejamente conhecida (o Curral de Calvos e o Curral de Separros já haviam sido identificados). Outros têm outras designações (Cabana de Chã de Touros, também conhecida como 'Pala do Contrabando') e outros têm designações peculiares (Carvalha 36). Ainda outros podem ser identificados perto de topónimos existentes, como foi o caso do Curral de Banhadouro (ou Banhadoiro) cujo entorno estará muito distinto daquele que na altura servia de abrigo aos pastores de Vilarinho.


Assim, e num assunto aberto a debate e com peças do puzzle ainda por conhecer, serviu esta incursão pela Serra do Gerês para ajudar um pouco mais à preservação das memórias de Vilarinho da Furna.































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: