terça-feira, 13 de abril de 2021

O teleférico entre as Caldas do Gerês e a Pedra Bela

 


Este era um assunto que circulava há já algum tempo, mas que agora surge à luz do dia após a reunião do Município de Terras de Bouro com a CCDR-N.

No dia 12 de Abril, o Presidente da Câma­ra Municipal de Terr­as de Bouro, Manuel Tibo, o Vice-Preside­nte, Adelino Cunha e a Vereadora, Ana Ar­aújo, mantiveram uma reunião de trabalho com o Presidente da Comissão de Coorden­ação e Desenvolvimen­to Regional do Norte (CCDR-N), Prof. Ant­ónio M. Cunha e o Vo­gal da CCDRN 2020, Eng. Humberto Cerquei­ra, para além da presença do Primeiro Secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal da CIM do Cávado, Dr. Rafael Amorim.

Segundo informação do Município de Terras de Bouro, a reunião permitiu ao seu presidente expor e solicitar a resolução dos pri­ncipais problemas que assolam o concelho, nomeadamente "...a situação do trânsito automóvel, a requalificação das zonas balneares da barrag­em da Caniçada, a resolução da problemática do estacionamento na Caniçada, a criação de condições para aumentar a segurança dos turi­stas e reduzir as mo­rtes e feridos decor­rentes de uma visita massificada ao Gerê­s, a problemática da água e saneamento, a criação de emprego através da dinamização da zona industrial da Bala­nça e a melhoria no âmbito da saúde."

Dos pontos apresentados, surge a proposta de "coloca­ção de teleférico na vila do Gerês (para aliviar a pressão automóvel nas zonas de importância ambient­al e com elevada pre­sença de visitantes)..."

Sem referir quais os pontos de ligação deste teleférico, este sistema irá supostamente ligar as Caldas do Gerês e a Pedra Bela, que de facto é um ponto com elevada presença de visitantes no estio. As estações seriam criadas algures perto do Vidoeiro e na encosta da Pedra Bela sobranceira ao vale.

A concretizar-se o projecto, teríamos um teleférico a percorrer a encosta Nascente do Vale do Rio Gerês e uma alteração profunda da paisagem de toda aquela zona.

Este será sem dúvida um projecto que será merecedor de um profundo debate... sem os papagaios do facebook.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: