Este era um assunto que circulava há já algum tempo, mas que agora surge à luz do dia após a reunião do Município de Terras de Bouro com a CCDR-N.
No dia 12 de Abril, o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, o Vice-Presidente, Adelino Cunha e a Vereadora, Ana Araújo, mantiveram uma reunião de trabalho com o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Prof. António M. Cunha e o Vogal da CCDRN 2020, Eng. Humberto Cerqueira, para além da presença do Primeiro Secretário do Secretariado Executivo Intermunicipal da CIM do Cávado, Dr. Rafael Amorim.
Segundo informação do Município de Terras de Bouro, a reunião permitiu ao seu presidente expor e solicitar a resolução dos principais problemas que assolam o concelho, nomeadamente "...a situação do trânsito automóvel, a requalificação das zonas balneares da barragem da Caniçada, a resolução da problemática do estacionamento na Caniçada, a criação de condições para aumentar a segurança dos turistas e reduzir as mortes e feridos decorrentes de uma visita massificada ao Gerês, a problemática da água e saneamento, a criação de emprego através da dinamização da zona industrial da Balança e a melhoria no âmbito da saúde."
Dos pontos apresentados, surge a proposta de "colocação de teleférico na vila do Gerês (para aliviar a pressão automóvel nas zonas de importância ambiental e com elevada presença de visitantes)..."
Sem referir quais os pontos de ligação deste teleférico, este sistema irá supostamente ligar as Caldas do Gerês e a Pedra Bela, que de facto é um ponto com elevada presença de visitantes no estio. As estações seriam criadas algures perto do Vidoeiro e na encosta da Pedra Bela sobranceira ao vale.
A concretizar-se o projecto, teríamos um teleférico a percorrer a encosta Nascente do Vale do Rio Gerês e uma alteração profunda da paisagem de toda aquela zona.
Este será sem dúvida um projecto que será merecedor de um profundo debate... sem os papagaios do facebook.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário