domingo, 18 de abril de 2021

Entre Outeiro e Pitões das Júnias pela tranquilidade matinal da GR50

 


O troço da Grande Rota da Peneda-Gerês entre Outeiro e Pitões das Júnias apresenta-nos das paisagens mais agradáveis de todo o recorrido da GR50.

O artigo a seguir é baseado no texto institucional da GR50 disponível aqui.

O percurso entre as duas aldeias leva-nos "...por trilhos e caminhos rurais, percorrendo o vale do Beredo e o seu extenso carvalhal, tendo como pano de fundo a Serra do Gerês."


Depois de uma noite tranquila no Albelo do Gerês, em Outeiro, iniciou-se a jornada pela manhã, percorrendo uma "...paisagem de rara beleza, marcada pelo grande espelho de água da albufeira de Paradela e pelo verde dos pardos de lima." O percurso desce por entre os campos agrícolas até chegar ao fundo do vale onde atravessamos uma pequena ponte sobre o Rio Meão. Aqui, não perder a visita ao Moinho do Canto. Vamos prosseguir pelo mosaico de lameiros e campos agrícolas, até atravessarmos outra ponte por onde se vislumbram os últimos lameiros de Outeiro. O caminho vai agora seguir "...pela encosta da margem esquerda do ribeiro do Beredo, que nos levará ao termo de Pitões das Júnias. O percurso atravessa o bucólico carvalhal do Beredo, passando a Portela da Fairra onde temos oportunidade de apreciar um belo exemplar de silha dos ursos e o fojo de cabrita," e já antes um belo exemplar de um conjunto natural de blocos graníticos empilhados, um tor.


"Depois de passar o fojo da Portela da Fairra..." vamos continuar "...a meia encosta, na margem esquerda do Beredo, entrando numa zona de carvalhal mais denso." A tranquilidade do local é profunda somente quebrada pelo cantar do rio no fundo do vale e pelo chilrear da passarada que por ali deambula.

Após atravessar o Ribeiro de Campesinho, vamos iniciar uma subida que nos levará ao passadiço do miradouro da cascata de Pitões das Júnias, de onde se pode visualizar a famosa queda de água. "Continuamos subindo o passadiço até que chegamos ao caminho em calçada que nos conduz até Pitões das Júnias."

Neste ponto fez-se um desvio, deixando a GR50 para poder visitar as ruínas do velho Mosteiro de Santa Maria das Júnias que foi fundado na primeira metade do Século XII. Daqui, prosseguimos para a aldeia com a mandatória visita à Padaria de Pitões!




















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: