domingo, 4 de abril de 2021

O cruzeiro que deu origem ao nome? (Ou como explicar um topónimo)

 


Recentemente, um pequeno incêndio florestal lavrou nas encostas entre Covide e o Campo do Gerês. O incêndio foi reportado pela Protecção Civil como a decorrer numa zona denominada "Costa do Cruzeiro".

Eu fiz eco desta ocorrência no artigo "Incêndio às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês", publicado a 25 de Março de 2021. No texto referia que "Um incêndio lavra em Covide, às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, desde as 14:47, tendo-se iniciado na denominada Costa do Cruzeiro."

Por vezes a mera casualidade ajuda-nos a explicar a razão de alguns topónimos que existem na Serra do Gerês, pois na maior parte das vezes nem mesmo os residentes o sabem explicar, estando a origem dos nomes perdidas nas poeiras da História.

Assim, ao caminhar em Covide pela Costa do Cruzeiro, deparei-me com a cruz (cruzeiro), que surge na fotografia em cima, e que está desenhada em baixo-relevo numa rocha no caminho que percorre a zona onde ocorreu o incêndio. Poderá ser esta a razão da origem do topónimo 'Costa do Cruzeiro' que se desenvolve entre o alto da Carvalheira e Covide?

Fica a dica...

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: