sábado, 10 de abril de 2021

Paisagens da Peneda-Gerês (CMV) - O Modorno

 


Sentinela no Vale do Alto Homem, o colosso granítico do Modorno é paragem quase obrigatória para quem percorre a velha estrada mineira até aos pontos mais altos da Serra do Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

3 comentários:

Francisco Ascensão disse...

Bom dia, tenho uma pequena dúvida que sei que me poderia esclarecer devido à sua experiência no parque nacional Peneda-Gerês. Já procurei diversas informações sobre trilhos e formas de visitar a mata do cabril na Serra amarela, inclusive no seu blog mas o que consegui encontrar não foi muito concreto e era pouco informativo. Sendo assim de que forma considera ser a melhor para visitar essa zona de proteção total? Desde já o meu obrigado

Rui C. Barbosa disse...

Olá!

Relativamente a percursos na Mata do Cabril, não disponho de qualquer informação. No entanto, sendo uma zona de protecção total e estando ainda em recuperação dos «recentes» incêndios que afectaram a área ou as suas vizinhanças, não será muito aconselhável a sua visita.

Essa é uma das zonas de protecção total para as quais o ICNF/PNPG (quase de certeza) não dará autorização de visita. O mais próximo que se poderá aceder sem entrar propriamente na mata, será através do caminho florestal que liga Lindoso à Louriça, ou percorrendo parte do percurso da GR 34 Grande Rota da Serra Amarela.

Francisco Ascensão disse...

Muito obrigado Rui pela informação disponibilizada. Em relação ao caminho que liga a louriça ao lindoso existe um desvio à direita que desce até à mata mas que depois não tem continuação, no entanto para isso já é necessária autorização por parte do icnf. Mais uma vez obrigado.