terça-feira, 4 de outubro de 2016

Outros trilhos - Rota da Ribeira da Burga


A minha primeira incursão nos trilhos de Macedo de Cavaleiros, a 'Rota da Ribeira da Burga'.

O PR22 'Rota da Ribeira da Burga' desenha-se na freguesia de Burga e apesar da sua reduzida dimensão, a Burga tem um interessante património construído presente ao longo do percurso, evidenciando-se fontes, fontanários, tanques comunitários, levadas, alminhas e a igreja matriz.

Para além do património construído existente, esta rota é dotada de características rurais, onde a pastorícia e a agricultura são as actividades económicas com predominância. Associado aos aspectos referidos, sublinha-se a beleza da paisagem e a riqueza da sua biodiversidade patentes nesta rota.

Ao longo da rota poderemos vamo-nos deparar com vários exemplares da flora, tais como a azinheira, o sobreiro, o rosmaninho, entre outras, e da fauna como o mocho-galego, a águia-de-asa-redonda e o javali, entre outras espécies.

Ao atingir altitudes mais elevadas, é possível usufruir de belíssimas panorâmicas da floresta, das encostas e linhas de água, sobre o colorido dos campos, onde sobressaem plantações de olival, hortas de subsistência, terreno agrícola em pousio, etc.

(Texto adaptado do folheto do percurso)




As fotografias podem ser vistas aqui.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)


Sem comentários: