sábado, 29 de outubro de 2016

Fitas e fitinhas, cordas, cordinhas e mariolinhas


Alguém me explica porque é que num caminho bem definido, sem cruzamentos e sem haver a mínima maneira de alguém de enganar e ficar perdido na montanha, há a necessidade de se colocar estas cordinhas para sinalizar o caminho? Será que a inexperiência do grupo é assim tanta que há esta necessidade? Se assim é, que «responsável» leva alguém para uma actividade de montanha (ou mesmo nas dunas à beira mar) que não é capaz de seguir um caminho de sentido único?

Isto não passa de lixo deixado na montanha! O mais incrível é que isto terá sido utilizado para uma caminhada que certamente foi apelidada como sendo um «contacto com a Natureza, etc. etc. etc.», mas ninguém se lembrou de recolher o lixo que entretanto ficou pendurado nas árvores e arbustos.


Já agora... as mariolas têm uma função bem definida na montanha. Elas não são utilizadas somente na Serra do Gerês ou nas montanhas nacionais; são um meio de orientação extremamente útil e eficaz em dias nos quais as condições de observação são reduzidas.

Transformar as mariolas em decorações new wave não vos trás mais espiritualidade, mostra somente a vossa ignorância sobre a sua utilidade!

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: