terça-feira, 11 de outubro de 2016

A Biblioteca Aberta de Pitões


Após várias semanas impressionantes nas quais os livros chegaram a Pitões das Júnias como a torrente furiosa de um rio, a Biblioteca Aberta de Pitões entrou numa fase de organização dos seus mais de 1.500 livros.

Agora há que registar, catalogar e organizar os livros, criando espaços de diferentes correntes literárias e de estilos. No mais breve espaço de tempo possível, a Biblioteca estará funcional, disponível e aberta para todos.


Como referi em Biblioteca Aberta de Pitões: um sucesso de proporções épicas, mesmo sabendo que existem livros a caminho de Pitões das Júnias e que existem grupos organizados com actividades previstas que incluem a entrega de livros para a Biblioteca Aberta, pedimos que se suspenda o envio de mais livros para Pitões das Júnias e faço um apelo que sejam criadas iniciativas semelhantes nas quais outras aldeias possam ter a sua Biblioteca Aberta!

Quando teve início a iniciativa 'Um Livro Para Pitões' não se conseguia antever a adesão que esta iniciativa teria no público em geral. Desde o início traçou-se um objectivo primordial que seria o de dar a Pitões das Júnias os livros necessários para que a sua Biblioteca Aberta fosse uma realidade. Assim, o miolo da Biblioteca seria conseguido até 24 de Dezembro de 2016.

A verdade é que a adesão à iniciativa foi avassaladora e no espaço de poucas semanas, o número mágico de 1.000 livros foi ultrapassado. Não são só os mais novos que tiram já proveito dos livros que chegaram a Pitões das Júnias, mas também os mais velhos encontram num livro o complemento à lenta cadência dos momentos mais taciturnos dos dias da aldeia.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: