terça-feira, 25 de outubro de 2016

"Curar neuras nos Carris"


"Curar neuras nos Carris", uma expressão parecida com esta foi recentemente utilizada por um autarca de um dos municípios da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês a quando do mais recente resgate levado a cabo nas Minas dos Carris.

Confesso que na altura a expressão me causou alguma admiração, porém à luz de alguns factos interessantes, tal expressão não me causa surpresa.

Este resgate teve lugar em pleno Verão quando ao INEM foi solicitado um resgate devido a uma "dor abdominal e incapacitante" e devido ao suposto facto de o resgatado em questão se ter afastado do trilho para as minas no alto do Gerês.

Curiosamente, e ao contrário de outras situações, esta operação não mereceu a cobertura descomunal por parte da comunicação social numa altura em que o Gerês estava sobre a mira dos media mais ávidos de sensacionalismo.

O resgate em questão foi também envolto em situações menos claras com declarações contraditórias por parte de algumas entidades envolvidas nestas operações.

De facto, parece ter havido algo para além das pessoas envolvidas nestas operações que fizeram com que este resgate tivesse sido o menos coberto de todos os resgates realizados este ano no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: