domingo, 30 de agosto de 2015

Mina do Salto do Lobo


A Mina do Salto do Lobo foi a grande concessão mineira do que hoje conhecemos como Minas dos Carris.

A 24 de Janeiro de 1944, a quando da entrega de um requerimento para junção ao processo do plano de lavra da parte filoneana do Salto do Lobo juntamente com uma nova memória descritiva e justificativa da concessão assinada por Francisco da Silva Pinto, então Director Técnico do complexo mineiro, a mina era descrita da seguinte forma:

"A Mina fica situada na Serra do Gerez e no local conhecido por “Carris”, freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real.

É servida pela estrada que, partindo das Termas do Gerez, vai ao local denominado Albergaria. Desta última povoação até à Mina “Salto do Lobo” distam cerca de 9 quilómetros, para leste, tendo esta Sociedade aberto uma estrada até meio do percurso. A comunicação, entre o términos desta estrada e a Mina, é feita por um caminho de pé posto.

Situada num dos pontos mais elevados da Serra do Gerez, toda a área da concessão apresenta desníveis acentuados. Os terrenos são baldios e totalmente incultos.

A região é essencialmente granítica e muito rica em variedades mineralógicas, principalmente volframite, molibdenite e berílio.

É constituído por filões de quartzo com volframite. Presentemente está bem reconhecido um filão denominado “filão principal” numa extensão aproximada de 750 metros.

Ultimamente foi reconhecido a existência de um filão menos importante designado por “filão Paulino”. Principiou-se com o rompimento de uma galeria em direcção – Galeria n.º 3 – segundo este último filão mas, como não está suficientemente estudado" não era apresentado na altura um plano de lavra.

Texto extraído de "Minas dos Carris - Histórias Mineiras na Serra do Gerês", por Rui C. Barbosa - Dezembro de 2013

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: