quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Agir com consciência ou a Campanha "Trilhos Seguros"


A Câmara Municipal de Terras de Bouro juntamente com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Terras de Bouro e a Guarda Nacional Republicana, levaram a cabo a acção 'Campanha "Trilhos Seguros"' com o intuito de "proceder à entrega de folhetos com conselhos de prevenção em várias línguas, aos turistas e nos estabelecimentos hoteleiros."

Segundo o jornal PÚBLICO, "Esta campanha, que vai decorrer quarta-feira, entre as 10h e as 12h, na vila do Gerês, pretende alertar para os riscos existentes nos diversos percursos pedestres, aconselhando o respeito pelas diversas regras de segurança."

A campanha em si é interessante e útil, porém surge já demasiado tarde tendo em conta o período estival no Gerês.

Porém, é pertinente perguntar o porquê desta campanha? Ora, segundo a Câmara Municipal de Terras de Bouro, apelando a que os pedestrianistas, turistas e demais visitantes do nosso único Parque Nacional devem «agir com consciência», a "campanha "Trilhos Seguros" surge na sequência dos mais de 30 desaparecimentos ocorridos desde o início deste ano e que implicaram diversas ações de resgate com recursos a equipas especializadas da GNR do Gerês."

A maior parte destas ocorrências tiveram lugar em percursos pedestres promovidos pela... Câmara Municipal de Terras de Bouro que aparentemente só teve consciência da situação após 30 pessoas se terem perdido durante a utilização desses equipamentos. A falta de manutenção e limpeza dos percursos é a causa mais frequente que é apontada para estas ocorrências, o que levou a que alguns desses percursos, Tais como o Trilho dos Miradouros e o Trilho dos Currais, fossem recentemente limpos.

Já aqui alertei também para as condições do Trilho da Serra Amarela que é a responsabilidade da Câmara Municipal de Terras de Bouro e da Câmara Municipal da Ponte da Barca. Este trilho tem uma marcação deficiente, falta de sinalização e uma disparidade entre a informação disponível na Internet e os dados de GPS que são fornecidos a quem o queira percorrer. Aliás, um dos desaparecimentos que ocorreu nestes últimos meses deu-se numa zona do Trilho da Serra Amarela onde a sinalização é simplesmente inexistente ao contrário da informação dada.

O problema que se regista em alguns percursos na Serra do Gerês não se limita àquela zona do Parque Nacional, pois existem outros percursos (como por exemplo o Trilho do Megalitismo de Britelo ou o Trilho dos Moinhos de Parada) cuja falta de limpeza, manutenção e inexistência de marcações é também problemática.

Assim, muito antes de fazermos um apelo para se «agir em consciência» convém que as entidades conscientemente preparem os equipamentos disponíveis para que estes estejam utilizáveis durante todo o ano e não usem estas ocorrências para depois criar acções que não vêm em consequência dos desaparecimentos, mas sim da falta de trabalho prévio na preparação e manutenção dos percursos.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: