domingo, 5 de abril de 2015

A Pan Parks faliu... adeus, não deixas saudades!


Há já muito tempo que sabia desta notícia mas somente agora me dou ao trabalho de dedicar alguns minutos do meu tempo a este tema...

Ora, como alguns se devem lembrar, a Pan Parks era uma fundação que tinha como missão preservar alguns dos espaços naturais da Europa através da certificação da gestão dessas mesmo espaços naturais. Em suma, a certificação era um meio de promover as áreas protegidas e também uma forma de turismo de natureza praticado nessas mesmas áreas por empresas que também fossem certificadas pela Pan Parks.

O resultado da entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês na rede Pan Parks foi uma alteração profunda numa primeira versão do actual Plano de Ordenamento que levou a grandes conflitos com as populações locais e que em 2010 resultou também numa série de incêndios florestais que marcaram por muitos anos a paisagem do nosso único parque nacional.

A idiotice da Pan Parks, que em certa altura de conflito tendo em conta o pagamento de taxas para os pedidos de autorização para a realização de actividades de viistação em determinadas zonas do PNPG, levou ao extremo de referir que "a Natureza não era para todos"!

A Pan Parks faliu em Maio de 2014! Assim, uma fundação que influenciou a vida de milhares de pessoas no PNPG acaba por desaparecer e mesmo o seu sítio institucional já não existe.

Ficam algumas perguntas no ar: Quem foi o autor da ideia de o PNPG aderir à Pan Parks? Quais os termos do contrato assinado entre o governo Português e a Pan Parks? Não seria altura de um pedido de desculpas ou é mais simples varrer tudo para debaixo do tapete?

A Pan Parks faliu... adeus, não deixas saudades!

___

Alguns textos históricos:

Sem comentários: