domingo, 19 de abril de 2015

Sobre a devoção do arcanjo S. Miguel e as ruínas da sua ermida


Para muitos que passam na estrada para a fronteira da Portela do Homem, Serra do Gerês, e a sua atenção é prendida pelos baixos muros do Curral de S. Miguel, não passa despercebida a pequena ruína que ali existe. À primeira vista, a ruína pode parecer-nos um singelo e decrépito abrigo de pastores, não podendo no entanto deixar de nos levantar a interrogação pela facto de a sua configuração ser quadrangular e não em forno, como é usual por aquelas paragens.

No seu livro "Gerês - De Bouro a Barroso", Rosa Fernanda Moreira da Silva (2011), identifica na pág. 96 a ruína como "ruínas da ermida de S. Miguel". Sobre esta ermida, Tude M. de Sousa refere no seu livro "Gerez - Notas etnográficas, arqueológicas e históricas" (1927) que "Ainda em Vilarinho se continuou a prática da devoção, por parte dos povos dos arredores ao Arcando S. Miguel, que tivera a sua capela perto da Portela do Homem, em local onde ainda podemos observar restos das suas ruínas e que ainda hoje se chama Curral de S. Miguel.

Os povos da Carvalheira e outros usavam ir ali em Maio, depois das sementeiras, em romarias, ladainhas e clamores, pedir o auxílio do santo, a bem da fecundidade de suas terras; mas depois, ou como consequência do interdito lançado sôbre o reino no ano de 1267, reinando Afonso III, ou porque a capela se arruinasse, o povo de Vilarinho transferiu a imagem para o povoado, onde ainda está, nunca mais ela voltando à sua primitiva casa."

A História está em todo o lado na Serra do Gerês, basta que estejamos atentos...




Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Luís Pina disse...

Lindas fotos da Serra do Gerês! Lugar de visita obrigatória.


www.beindtheobjective.com