segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Marcha de Protesto no dia 23 de Janeiro em Braga

Terá lugar no próximo dia 23 de Janeiro em Braga uma Marcha de Protesto organizada pela Comissão Peneda-Gerês Com Gente que visa relembrar à governação, e nomeadamente à Ministra do Ambiente, que o Parque Nacional da Peneda-Gerês é quase todo ele propriedade das populações locais que ao longo dos séculos têm moldado a paisagem numa simbiose única. Isto é, dos 69.645 ha apenas 5.199 ha são propriedade pública que corresponde a menos de 7,5% do território do PNPG.

No fundo qual a razão desta marcha? A marcha serve para que não se perca os respeito pelas populações locais, pelas suas propriedades privadas, pelos seus hábitos e costumes, pelas ancestrais vezeiras e pelas gentes. Não se pode tentar gerir um parque nacional deixando de fora quem lá vive e tentando transformá-lo numa coutada privada de interesses dúbios. Não se pode impor uma realidade nascida de um desvairo anterior que parece interessante nos grandes espaços do estrangeiro, mas que nos sufoca no nosso pequeno país.

A Marcha de Protesto das gentes do PNPG terá lugar pelas 15h00 com a concentração na Avenida Central, Braga, e depois pelas 16h00 irá dirigir-se até junto do Governo Civil. Antes desta acção, e com vista à sua preparação, terá lugar no dia 20 de Janeiro, pelas 15h00, na Junta de Freguesia da Sé, Braga, uma conferência de imprensa.

Faço desde já o apelo a todos que mostrem o seu apoio às gentes da Peneda-Gerês! Certamente que teremos as nossas diferenças, mas certamente é muito mais o que nos une do que aquilo que nos ligeiramente afasta.

Para mais informações visitem Peneda-Gerês Com Gente.

Convém também não esquecer que a nossa luta contra a Portaria 1245/2009 não terminou, as armas agora descansam. Mas aproxima-se o limite do prazo legar que suspendeu a dita portaria e temos de estar atentos às movimentações daqueles que antes nos quiseram subrepticiamente taxar.

Não se esqueçam... Ousar Lutar! Ousar Vencer! Regras Sim! Taxas Não!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: