sábado, 2 de janeiro de 2010

148... Primeira caminhada de 2010

Carris, 2 de Janeiro de 2010

...no fundo, as saudades já apertavam pois a última vez que havia estado em Carris havia sido em Novembro passado. A meteorologia prometia mau tempo e o mau tempo manteve-se durante quase toda a caminhada. Nos primeiros quilómetros não choveu até chegar ao Modorno, mas depois a chuva não parou de cair. Não era intensa, mas fazia-se sentir.

O caudal do Rio Homem estava composto para um dia de Inverno e as montanhas adornadas de branco com os restos do mais recente nevão. A neve começou a ser mais intensa no solo a partir do Modorno, o que obrigou a um esforço suplementar. Não se encontrando gelada, acabava por me enterrar fazendo assim uma progressão mais complicada.

À passagem pelo Teixo toda a paisagem estava coberta de branco, mas a passagem pelas Águas Chocas não foi nada complicada. Esperava a formação do gelo naquela zona, mas as temperaturas de 4ºC ou 5ºC mantinham o gelo afastado.

Foi quase a chegar às Abrótegas que passei a ter companhia na caminhada com a chegada do Daniel Cruz (aka Galga Montanhas). Acabamos os dois por percorrer o resto do caminho até às Minas dos Carris. Procuramos abrigo no local do antigo gerador da Casa do Pessoal Superior da Mina e por ali almoçamos.

Durante a permanência no abrigo foi notória a descida de temperatura acabando mesmo por começar a nevar ligeiramente. Entretanto, chegavam às minas quatro companheiros da Póvoa de Varzim que tomaram o nosso lugar no abrigo, iniciando nós a descida em direcção à Portela do Homem. O trilho dos Carris continua a ser muito procurado tendo-nos cruzado ainda com um grupo de quatro montanhistas espanhóis, um casal português e um solitário nacional.

E assim foi a primeira actividade do blogue Carris em 2010... ficam algumas imagens do dia...

Fotografias © Rui C. Barbosa

2 comentários:

MeiaSola disse...

Rui, respeita a dor dos outros...

Para estas não convidas tu... LOLOL
E eu no centro comercial a aturar os filhos dos outros...

Sortudo!
Abraço!

antónio nogueira disse...

Pois é Rui...sou um dos quatro companheiros da Póvoa de Varzim.Convidaram me para fazer a caminhada e la fui eu...e logo no meu aniversário...bela prenda.Fiquei fascinado com a beleza natural ao longo da caminhada,belo passeio,lindíssimo.Será pra repetir sem dúvida.Abraço.