sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Notas Históricas (CXXXIII) - Perspectivas económicas e mineiras da prospecção a realizar na Mina dos Carris

Carris, 1979

"PERSPECTIVAS ECONÓMICAS E MINEIRAS DA PROSPECÇÃO A REALIZAR NA MINA DOS CARRIS

ANTECEDENTES

Em períodos anteriores de exploração, a mina produziu ao redor de um total de 650 toneladas de concentrados de volfrâmio assim como quantidades reduzidas de molibdénio e estanho, como sub-produtos.

Devido à deterioração extrema das cotações mundiais do volfrâmio, a lavra foi suspensa em finais de 1973.

As instalações da mina, em grande parte já obsoletas, sofreram, desde a suspensão da lavra, uma degradação quase total.

Como se depreende dos balanços apresentados (...) a situação financeira da Empresa, até Outubro de 1978, era de destesorização total, com perdas acumuladas de 2.947.633 Escudos agravadas por dívidas a longo prazo no montante de 4.597.680 Escudos.

SITUAÇÃO ACTUAL

Em Outubro de 1978 a Empresa conseguiu obter um crédito bancário estrangeiro, garantido pela firma MINREFCO, com base num contrato de promessa de cessão das quotas dos seus sócios actuais a esta última.

Este crédito destina-se integralmente ao financiamento de estudos e de pesquisas para comprovar a viabilidade económica do reínicio da exploração, acompanhados de uma reduzida produção a partir das reservas de minério à vista muito limitadas que a mina apresenta actualmente.

PERSPECTIVAS MINEIRAS

Os trabalhos de exploração anteriores abrangeram apenas o sector central da jazida de volfrâmio, molibdénio e estanho situada inteiramente dentro do perímetro das concessões concedidas à Empresa.

Estes trabalhos alcançaram 150 metros de profundidade numa extensão horizontal média de 400 metros, só dentro do perímetro de uma das quatro concessões da Empresa.

No entanto, os afloramentos filoneanos apresentam uma extensão reconhecida de 1.500 metros, oferecendo perspectivas da existência presumível de um mínimo de 80.000 T de reservas potencialmente de minério eventualmente explorável em escala industrial.

Os teores metálicos da mineralização, comprovados pelos resultados das explorações anteriores, justificam a presunção da viabilidade do seu aproveitamento nas condições actuais e previsionais do mercado mundial de volfrâmio, molibdénio e estanho.

PERSPECTIVAS ECONÓMICAS

As perspectivas económicas reflectem-se nos balanços previsionais apresentadas (...).

Estes balanços foram estabelecidos com base nas possibilidades de uma aplicação óptimados recursos financeiros procedentes dos créditos bancários já obtidos pela Empresa por intermédio da firma MINREFCO em conformidade com um programa detalhado de imobilizações corpóreas, de custos plurienais e de produção.

Os parâmetros utilizados na elaboração destes balanços previsionais são apresentados (...).

No caso de ficar comprovada a fiabilidade económica da exploração posterior à escala industrial, os resultados económicos presumíveis desta para os primeiros cinco anos (1982-1986) foram objecto de um prognóstico tentativo."

Fotografias © Miguel Campos Costa

3 comentários:

Margarida Cardozo disse...

Olá, Rui!
Esta fotografia é do Miguel, não é?
Não deveria ter essa referência?
Abraço.
Margarida Cardozo

Rui C. Barbosa disse...

Tens toda a razão Margarida! Está feita a devida correcção.

Rui C. Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.