segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Novidades sobre a Portaria 1245 - A marcha de 12 de Dezembro (II)

Várias pessoas têm me perguntado o porquê de não fazermos a marcha de protesto junto das instalações do ICNB / PNPG em Braga? Existem duas razões fundamentais. A primeira está relacionada com o dia da semana no qual a marcha terá lugar, um Sábado, e aos Sábados os serviços públicos estão encerrados, não fazendo assim muito sentido ir protestar virados para paredes.

Em segundo lugar por uma questão de localização das instalações do ICNB / PNPG em Braga e da própria segurança das pessoas que irão estar presentes na marcha. As instalações do ICNB / PNPG estão localizadas na Av. António Macedo que é basicamente uma via rápida na qual os passeios estão separados por um gradeamento pouco seguro. Por outro lado, o espaço disponível nos passeios é extremamente reduzido para um protesto em segurança tanto dos presentes na marcha como para os possíveis transeuntes que se possam cruzar connosco. As instalações estão localizadas numa pequena 'quinta' na referida avenida: a frente do edifício está voltada para a via rápida e as traseiras para uma zona residencial.

O trajecto que deveremos fazer na cidade de Braga foi seleccionado tendo em conta a máxima visibilidade da marcha. Na sua totalidade, exceptuando o cruzamento da Rua D. Diogo de Sousa com a Rua Dom Frei Caetano Brandão, a marcha será levada a cabo numa zona pedonal e termina no centro de Braga, na Praça da República / Avenida Central.

No Google Earth uma pesquisa por 'Arco da Porta Nova' leva-nos directamente ao local da concentração.

Fotografia: © Google Earth

6 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia,
penso ser importante informar o que foi feito a nível da assembleia da república.

O PCP apresentou na Assembleia da República um Projecto de Lei que propõe a revogação das taxas cobradas pelo ICNB para a prestação dos seus serviços, bem como termina com a possibilidade de privatização de áreas protegidas.

Depois de o Governo ter legislado no sentido da privatização das áreas protegidas e de ter conduzido uma política de conservação da natureza que castiga essencialmente as populações das áreas protegidas e limita as suas actividades tradicionais, o PCP vem intervir no sentido de fazer reverter os impactos tremendamente negativos dessa política. Assim, o Projecto de Lei que o PCP entregou hoje na Assembleia da República prevê o fim da cobrança de taxas por parte do ICNB e o fim da concessão a privados das Áreas Protegidas.

Na perspectiva do PCP, as populações das áreas protegidas não podem ser alvo de discriminações económicas ou administrativas negativas, tendo em conta que a Conservação da Natureza incumbe ao Estado e é uma tarefa que exige solidariedade nacional, não podendo recair sobre quem habita ou trabalha nas áreas protegidas.

fonte: http://www.pcp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=34704&Itemid=195

Obrigado
Filipe Amador

Rui C. Barbosa disse...

Caro Filipe,

Obrigado pela chamada de atenção. Veja as entradas sobre o assunto neste blogue dos dias 28 de Novembro, 27 de Novembro, 26 de Novembro e 24 de Novembro.

Um abraço!

Anónimo disse...

Nao seria mais eficaz juntarmos esforços e realizar-se apenas suma marcha mas com mais pessoas de forma a gerar um maior impacto. Digo isto pois ja esta programada uma outra manifestação para o Mezio.

http://www.ambi-reci.pt/afpme/index.php?option=com_content&view=article&id=202:as-montanhas-tambem-sao-nossas&catid=72:noticias&Itemid=13

Rui C. Barbosa disse...

Convém relembrar que a marcha a ter lugar em Braga já está prevista muito antes da marcha convocada para o Mezio. Mas sobre esta «coincidência» este blogue falará em tempo oportuno...

Anónimo disse...

Realmente vai ser fantástica a visibilidade de uma marcha no Mezio!!!

Paulo Campos

Jorge Nogueira disse...

Boas,

Penso que neste momento o mais importante é mostrar o descontentamento relativamente à Portaria 1245, seja em Braga, no Mezio ou na China, seja no mesmo dia ou em dias diferentes.
Esta é uma altura de união para combater um comportamento autoritário e autista.
Abraço