segunda-feira, 23 de novembro de 2009

12 de Dezembro - Marcha de protesto contra a Portaria 1245 - Ousar Lutar, Ousar Vencer!

Carris, 21 de Novembro de 2009

Folgo em ver que a Marcha de Protesto proposta por este blogue tem tido uma adesão considerável... pelo menos no ciberespaço. A ver se será assim no dia 12 de Dezembro.

A primeira consideração que tomei em conta ao propôr o dia 12 de Dezembro foi pelo facto de este ser um Sábado e permitir assim uma maior adesão por parte daquelas pessoas que trabalham durante a semana e que têm um horário restrito que lhes impossibilita a participação numa acção num dia de semana.

Porém, o facto de ser um Sábado tem o inconveniente de termos os serviços do ICNB / PNPG encerrados o que livra assim de chatices o «alvo» da nossa indignação em relação à Portaria 1245. Este, no entanto, não é motivo para que a nossa força seja menor por isso penso que é de manter o dia da marcha (é a minha opinião, no entanto se tiverem outra sugestão...).

Outra questão que se levanta é em relação ao local de realização desta marcha. A ideia inicial seria fazer a marcha na montanha por ser a zona que nos querem 'interditar'. No entanto, e mais uma vez, apesar de a intenção ser boa reconheço que tem as suas limitações em termos de visibilidade da acção. Com a marcha pretende-se mostrar o descontentamento com a Portaria 1245 que limita o acesso às áreas protegidas; assim que melhor local para se protestar senão numa área protegida? Outra opção será fazer a marcha em Braga, marcha essa que teria uma maior visibilidade. Convém salientar de que se a marcha for levada a cabo em Braga terá de ser solicitada uma autorização (!!!) ao Governo Civil para a realização da mesma por razões óbvias.

Assim, está na hora de começarmos a dar sugestões e de tomar consciência de que esta é uma luta que tem de ser levada a sério.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

4 comentários:

MEDRONHO disse...

A marcha deve ter lugar na serra do Gerês.
(ex: trilho homologado) ;)

Jorge Nogueira disse...

Olá Rui,
A ideia da marcha de protesto é muito boa, seja numa área protegida ou em Braga. Geralmente vamos para onde o nosso coração mais nos leva, no teu caso são os CARRIS!
Eu optaria por Braga, face ao impacto mediático que teria!!
Pela minha profissão, sou obrigado a "abster-me" de pedidos de autorização e organização de manif´s, mas isto não quer dizer que não participarei como cidadão.
Sei muito bem que tem que se pedir autorização ao Governo Civil, como será uma marcha ordeira, penso que não haverá problemas na sua autorização, eu não a posso solicitar.
Abraço
Abraço

CarlosOliveira disse...

Boas Rui

Sou da Opinião do Medronho

Em Braga não passaria de uma vulgar manisfestaçao.
Deveremos fazer a caminhada na serra, num trilho acessivel a todos e sem muito desgaste de maneira a que qualqer um possa participar.
Poderá ser adaptado a passar por exemplo na vila do geres ou noutra parte do parque.
Os meios de comunicaçao deveriam de ser alertados com antecedencia.

Conto estar presente...

HC disse...

Olá Rui,

Sou fotógrafo de paisagem natural fascinado pelo Gerês e esta é uma causa de todos!


Já divulguei esta acção:
http://twitter.com/heliocristovao