quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Dia D... de decepção ou desilusão?

Hoje talvez seja daqueles dias que pode ficar como mais um número no calendário ou ser um dos dias mais importantes na história do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Hoje tem lugar a 3ª apresentação pública do Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês (POPNPG) que terá início pelas 18h00 no Auditório do Centro de Animação Termal nas Caldas do Gerês. DE facto, e em minha opinião, será a partir do que acontecer hoje que se vai traçar o futuro próximo do nosso único parque nacional e, em último instância, o seu destino. No fundo é o seu Dia D, espero que não seja de desilusão!

Por esta altura, e após a propaganda inicial da direcção do PNPG sobre as qualidades e virtudes da entrada do nosso parque nacional na rede Pan Parks, chegamos à conclusão de que afinal esta entrada é, na essência de como foi cá levada a cabo, prejudicial para as populações e para a área protegida. O Pan Parks poderá ter as suas virtudes, infelizmente elas não se manifestam por cá e a ideia com que ficamos é que tudo não passa de uma grande mentira; uma negociata. Se assim for, então 'ou comem todos ou há moralidade' e teremos de pensar seriamente na hipótese de um boicote às empresas que alinharam neste arranjo pois o parque nacional não pode ser uma estância de férias dos mais abastados nem um couto privado de biólogos e ambientalistas fanáticos.

O facto de as populações terem sido postas de parte nas decisões que levaram à adesão à rede é uma mostra de como todo o processo foi conduzido e a derradeira marca d'água da anterior direcção do PNPG. O novo POPNPG foi elaborado tendo em vista a adesão e permanência nessa chamada rede de excelência e o facto de hoje irmos assistir a uma 'apresentação pública' leva-nos a deduzir que se vai apresentar algo que será definitivo, sem direito a alterações.

Nesta apresentação será muito importante ver como as partes se apresentam. Como o PNPG assume a sua postura, de soberba superioridade (?) ou com a disposição de nos escutar a todos? Como é que se apresentarão as populações e os interessados na discussão? É de estranhar as constantes alterações a textos em alguns blogues que só podem ser compreendidos como uma forma de 'não agressão' mútua ou então de uma boa reflexão sobre as ofensas escritas. Sem dúvida que os nervos estarão à flor da pele, e espero que isto não seja motivo para empobrecer o debate que se espera e deseja.

Para finalizar antes de rumar ao Gerês gostava de vos salientar algo que foi escrito no blogue do movimento pnpgcomgente e que diz o seguinte "...assim como a nova Portaria 1245/2009 que, segundo o Director, não saiu como proposta pelo ICNB, acreditando ele que a mesma será revista brevemente." Mas afinal o que é isto? Os senhores do ICNB e o PNPG andam a brincar connosco ou estão a tentar confundir-nos? Como é que pode ser publicada uma portaria relacionada com o ICNB e este nada ter a ver com a publicação dessa mesma portaria? Será que acabei de ficar com o rosto cheio de areia?

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: