quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Novidades sobre a Portaria 1245 - A marcha de 12 de Dezembro

Permitam-me que me recorde de uma passagem do primeiro filme da trilogia do "Senhor dos Anéis"- "A Irmandade do Anel", para iniciar este texto. A certa altura o feiticeiro Gandalf no início do Conselho de Elrond convocado para decidir o destino do Anel Um diz algo parecido com: "Povos livres da Terra Média - ou vos unis, ou serei destruídos pelo mal que vem de Mordor!!!" Perdoem-me se estas não forem as palavras correctas, mas também não vou perder muito tempo a procurar o texto... não me apetece!

No entanto, lembrei-me desta passagem do filme para iniciar este texto pois faz-me lembrar o estado actual da suposta contestação à aplicação da Portaria 1245/2009 de 13 de Outubro. E a verdade é mesmo esta! Parece-me que os principais interessados na revogação da portaria não estão muito virados para uma contestação. Parece-me que existe um medo que os invade e os priva do raciocínio ou da capacidade de se manifestarem. O medo define-se como um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por alguém se sentir ameaçado tanto fisica como psicilogicamente. O medo corrói...

Sempre fui frontal com as decisões que tomei/tomo. Não viro a cara à luta, nem fujo à batalha esperando os dias calmos depois do dissipar do fumo. Assumo os meus erros da mesma forma que assumo o compromisso comigo próprio que foi o de lutar contra algo que está errado, que é injusto como é o caso desta portaria.

Não tenho por hábito arrastar ninguém comigo. Não busco protagonismos, nem quero ser a voz de uma luta que deve ser feita, porém não me posso privar do meu direito à indignação, à revolta...

Quando surgiu a ideia da marcha de protesto foi com o objectivo de chamar a atenção para algo de mau, algo de errado, algo que passa despercebido à generalidade da população que no fundo vai pensar que "...sim senhor, que devemos pagar e mais nada!" Porém, é algo que nos / lhes afecta como cidadãos livres deste país.

Não quero arrastar ninguém comigo. O protesto que irei fazer é o protesto do autor deste blogue que se sente violentado na sua condição de cidadão. Quem vier por livre vontade e com os mesmos objectivos que eu tracei para esta contestação será bem-vindo...

A marcha silenciosa de protesto contra a Portaria 1245/2009 terá lugar em Braga no dia 12 de Dezembro de 2009. A concentração será feita junto do Arco da Porta Nova pelas 9h30. A marcha deverá ter início pelas 10h00 e irá percorrer a Rua D. Diogo de Sousa, a Rua do Souto, Largo Barão de S. Martinho e irá terminar na Avenida Central.

dixit

Fotografia: © Rui C. Barbosa

10 comentários:

White Angel disse...

Rui,

Lembraste daquela histroia de separar o trigo do joio... pois bem é o que estamos a fazer... Pouco importa que as almas corroidas não dem a cara e se matem na sombra por pura cobardia... O que realmente importa é quem aparece, levanta a cabeça e mostra a cara...porque é essa a maior liçao que a montanha nos dà quando estamos diante dela... Ergue-se a nossa frente, imponente de cabeça levantada, expondo todo o seu esplendor, impondo a sua presença...

O teu protesto é o meu e o de muita gente que tal como eu nao sabe como se movimentar nesta andanças... mas sabemos seguir os teus passos muito bem.... Por isso tens o meu apoio e tanto quanto eu sei de mais uma quantidade consideravel...

A montanha ensinou me que na vida so é importante quem esta presente no momento porque so o presente é que existe realmente... por isso dia a 12 so é realmente importante quem estiver presente:)

Força companheiro...nunca te esqueças que mais vale meia duzia unidos do que 50 vivendo na discordância...

Abraço muito forte
Dorita

RotasdoBarroso disse...

ola rui

Eu sou um dos que não poderá estar por motivos profissionais .. mas estou contigo nesta luta e não por ti nem por ninguém mas sim por acreditar como tu que esta portaria é ERRADA..
Que me vai privar de fazer LEGALMENTE o que mais gosto que é percorrer os trilhos e canyonings do Geres..

Que tudo corra bem por Braga.


MIGUEL

Paulo Figueiredo disse...

Boas

Podes contar comigo nem que chovam canivetes!!!

Abraço, Paulo

Jorge Nogueira disse...

Olá Rui,

Parabéns, por esta iniciativa.
O ECDC Portugal, marcará a sua presença.

Abraço

Unknown disse...

É mesmo preciso te dizer que estarei presente?
D.Afonso Henriques tambem expulsou os Mouros sempre em larga desvantagem numerica...
Não interessa quantos somos, interessa sim a força de vontade e nunca baixar a cabeça!
Vamos a eles!

Preto disse...

Já tínhamos falado acerca disto há algum tempo e, infelizmente, veio a concretizar-se...

Por vezes na vida temos que dar o peito às balas em defesa de nós, do nosso e dos nossos. Esta é uma dessas alturas!

Dia 12 lá estaremos!!!

Anónimo disse...

A burocracia a tratar com o Governo Civil foi acautelada ?

Penso que será um procedimento simples, mas que sempre previne e acautela desmandos autoritários, da PSP, GNR ou outros.

JM

Rui C. Barbosa disse...

Todos os procedimentos legais serão tomados em conta para evitar quaisquer problemas.

Rui C. Barbosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Viva Rui,
Conta comigo,no dia 12,mesmo trabalhando vou arranjar tempo,até porque como sabes sou um defensor de locais que me dizem muito,como a Mata do Ramiscal,também ela inserida na dita zona de Protecção Total do PNPG.

Em breve vou faculta-lhe alguns mails dirigidos ao ICN,SPNA E PNPG,a relatar a total destruição da fauna e flora nesse local, devido ao violento incêndio de Agosto de 2006.
Apenas obtive resposta do ICN.
Mais uma prova que algo está mal nas instituições,apenas viradas para o conforto dos gabinetes dos seu dirigentes.
abraço,
João Dias
trutaseserras.blogspot.com