Por muitas vezes que vejamos paisagens de neve, e por estarmos localizados num país que nos oferece tamanha variedade de paisagens, quando a neve chega provoca sempre um fascínio para quem caminha na montanha.
Sabendo que teríamos a (tão antecipada) chegada da neve, percorri os carreiros entre o Curral da Raiz e o Prado do Vidoal, saindo da Portela de Leonte em direcção ao Escalheiro e descendo para a Cascata de Leonte. A seguir, e após passar a Ribeira de Mourô, subi pela Costa da Cantina em direcção ao Curral da Raiz através do magnífico bosque ali existente.
Ao sair da relativa protecção do arvoredo, tornou-se evidente a paisagem que me esperava e que estava escondida pela altitude que não havia vencido ainda. Caminhando por matos e algum arvoredo, lá cheguei ao Curral da Raiz enquanto a neve modificava a paisagem a cada passo.
Passando a Raiz e entrando na Corga de Mourô, segui em direcção ao Vidoal enquanto a neve se tornava mais intensa e transformava a paisagem, fazendo-se agora escutar a cada passada. Após passar o Mourô, uma pequena subida de antecipação antes da chegada ao Prado do Vidoal que já se encontrava com um lindo manto branco. Daqui, foi a descida para a Portela de Leonte através da Chã de Carvalho e pela velha calçada pastoril.
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
3 comentários:
Rui, que espetáculo que está a ser este evento pelo país! Esta noite não neva no campo do Gerês? As previsões que vi apontam para isso!
Nevou e bem, Francisco!
Que máximo!! Quero ver umas fotos!!!
Enviar um comentário