quarta-feira, 24 de março de 2021

Um abrigo desconhecido...

Recentemente ao percorrer os carreiros que demandam pela Encosta do Sol vindo da Lage do Sino, deparei-me com um abrigo pastoril do qual não sei o nome. As fotografias do Google Earth em baixo indicam a sua posição relativa.


É um forno pastoril relativamente bem preservado e com a sua cobertura com torrões de terra, o que o torna dos poucos na Serra do Gerês ainda com esta característica, mas já também coberto de alguma vegetação. Encontra-se a cerca de 260 metros do Ribeiro da Lage do Sino (ou Ribeiro da Teixa das Albas) e a 537 metros do marco triangulado das Albas.

A Folha 31 da Carta Militar de Portugal do Instituto Geográfico do Exército, nada indica na sua versão de 1949. Porém, na edição de 1991 surge referenciado um "Curral das Albas" nas proximidades, mas na junção do Vale do Teixo (Ravina da Lage do Sino) com a Corga dos Salgueiros da Amoreira.

Ora, especulando um pouco sobre este curral e tendo em conta que a localização do Curral das Albas na Carta 31 estará possivelmente errada, penso que este deverá ser o Curral das Albas na sua verdadeira localização.

Alguém ajuda a esclarecer esta questão?

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: