sábado, 6 de março de 2021

306... Minas dos Carris e Encosta do Sol

 


Um dia único de montanha com uma visita às Minas dos Carris e regresso pela Encosta do Sol onde tive a oportunidade de testemunhar a verdadeira desolação que se tornou o Gerês Galego após o intenso incêndio florestal de 2020.

Uma área que há meses estava coberta por um frondoso bosque, é hoje uma paisagem apocalíptica onde nada escapou à sede voraz das chamas que no Verão de 2020 mataram por completo a paisagem entre o Altar de Cabrões e as imediações da Corga da Fecha. Na falta de outras palavras, desolador é o melhor epíteto que se pode atribuir ao que vemos por ali. O cenário apocalíptico de uma guerra que foi perdida e na qual todos saímos derrotados. A Natureza irá demorar décadas a recuperar aquela paisagem agora pintada em tons de granito.

A subida para as Minas dos Carris foi feita pelo usual percurso através do Vale do Alto Homem seguindo o antigo estradão mineiro. Com um dia ameno, a jornada fez-se ligeira e a paisagem que nos esperava lá no alto, com amplas vistas para as terras pitonenses e paragens de Montalegre, saudou-nos na chegada. Entretanto, o céu foi-se tolhando de nuvens que se iam acastelando sobre o Gerês transmontano e assim chegara a hora do regresso.

Ladeando o alto dos Carris pela encosta da Carvoeirinha, entramos no Vale do Concelho descendo para a Portela da Amoreira. Daqui, toma-se o esbatido e ténue caminho que nos leva à Lage do Sino bordejando a fronteira Galega e descemos pelo Lajão para um prado (Curral da Teixa das Albas?), seguindo depois para a imensa varanda sobre o Vale do Homem que é proporcionado a partir do alto da Cancela que se perfila em frente à imensa crista do Modorno.

Seguindo pelo bordo do vale, assumamos de nodo a fronteira para chegar à Lage das Cruzes e Pedra Furada e depois seguimos para o Raio, seguindo de novo o bordo do vale pela Bela Ruiva e passando no topo da Corga das Bezerras, descendo então para Cruz de Pinheiro (Negrelos), chegando pouco depois ao Curral de S. Miguel.














































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: