domingo, 7 de março de 2021

Um possível explicação para o topónimo 'Pedra Forcada' na Serra Amarela

 


'Pedra Forcada' é um topónimo peculiar sobranceiro a Vilarinho da Furna e rodeado de outros topónimos não menos interessantes, tais como 'Portela dos Fojos', 'Encosta da Banhadeira' ou 'Encosta Onde se Quebram as Mós'. Por si só, estes (e outros) topónimos mereciam um estudo aprofundado e um registo municipal que ultrapassaria o já excelente trabalho de Fernando da Silva Cosme, em "Pela Serra do Jurês e ao Longo da Jeira - História da Toponímia" (2015).

As serranias do Parque Nacional da Peneda-Gerês são um manancial, um verdadeiro tesouro histórico por descobrir com uma imensidão de paisagens para desbravar e estudar.

Proponho-me então tentar humildemente explicar o topónimo 'Pedra Forcada'. Passando Vilarinho da Furna e prosseguindo pelo Porto do Carvalhal para tomar a calçada que eventualmente, vencendo a Corga de Bruite, nos levará aos currais da Serra Amarela, se a certo ponto olharmos à nossa direita veremos o topo de Pedra Forcada encimado por um marco triangulado (que só será visível mais adiante). Continuando a caminhar, veremos a peculiar formação rochosa que surge na fotografia em baixo.


Esta formação interessante geológica é por vezes designada como 'Os Namorados' pela óbvia aparência. Porém, a proximidade do topónimo 'Pedra Forcada' conduz-me à explicação de que, sendo o significado de 'Forcada' algo que se "refere a um ponto de bifurcação ou um instrumento de lavoura," então esta formação pode ter sido em tempos imemoriais, interpretada como uma 'forcada usada na lavoura', o que seria lógico tendo em conta a região onde nos encontramos.

Assim, na verdade, o alto de 'Pedra Forcada' teria tido o seu topónimo devido a esta formação geológica cuja sombra conseguimos facilmente distinguir nas imagens do Google Earth...


Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados) e Google Earth

Sem comentários: