terça-feira, 9 de março de 2021

Serra do Gerês - A partir da Ermida, um passeio pela tranquilidade da Serra do Gerês

 


Tirando proveito de uma tarde primaveril faz-se um pequeno passeio pela tranquilidade da Serra do Gerês por entre paisagens rurais e bosques bucólicos por entre o silêncio e o cântico dos rios e ribeiros.

A saída fez-se desde a aldeia da Ermida seguindo o traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês. Deixando para trás a pequena aldeia, o caminho florestal leva-nos pela Encosta da Rajada e pelos Carvalhos Traz dos Vales, flectindo ligeiramente no Peito dos Cancros e seguindo para o Peito da Cilha. Nesta parte do traçado temos a possibilidade de, por momentos deixar a GR50, e visitar vários miradouros (Vela e Cilhas) que nos proporcionam magníficas paisagens sobre o vale por onde corre o Rio Arado.

No Peito da Cilha o caminho termina, dando lugar a um carreiro que nos leva até à Cascata da Rajada e depois empina-se pela Encosta da Quebrada, acalmando à chegada da Chã Grande. Recomendam-se várias paragens durante a trepada pela encosta, pois a paisagem que se vai movendo pelo canto do olho merece ser apreciada!

Passando a Chã Grande, o caminho vai-nos levar perto do Espeto e depois Tribela, onde deixamos por enquanto a GR50 para nos dirigirmos ao Curral dos Portos e ao Curral de Malhadoura. Nesta fase já percorremos uma estrada florestal que nos leva à Ponte do Arado. Continuando na estrada, encontraremos de novo o traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês já nas imediações da Roca e rumamos para Ermida. O caminho alteia a Encosta do Fojo e a Fraga do Justo, seguindo depois para Fonte Fulgueira e descendo estrepitosamente para o Poço das Pias já às portas da aldeia onde se começou este recorrido.

(Um agradecimento ao Sr. Príncipe Domingos pela correcção da designação da Encosta da Quebrada)

Ficam algumas fotografias do dia.,.

















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: