terça-feira, 30 de março de 2021

Serra do Gerês - Redondelo e Bostelo

 


O Redondelo é um alto não muito afastado do Campo do Gerês e pelo qual passei muitas vezes, mas sem tentar o «assalto» ao seu alto. Coisas do "da próxima vez..." Bom, foi desta...

Um dia nublado, mas com uma temperatura agradável e por vezes um vento para refrescar a memória para nos lembrar que o Inverno não se foi embora há muito.

Deixando a aldeia e seguindo pela Cerdeira, iniciei a subida pela encosta que me levaria a passar perto da Fraga do Sarilhão e da Fraga de Cima. Na verdade, e segundo a Carta Topográfica 30, a subida é já feita pela encosta de Redondelo que termina num píncaro granítico de acesso relativamente fácil. Daquele alto a paisagem é magnífica com todo o esplendor da vertente Sul da Serra Amarela a descer para a albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas e o término da Geresina serra vinda do Nascente. Ainda à nossa direita, quando estamos voltados para a Serra Amarela, afunda-se o Covelo e eleva-se o fraguedo que vai encimar primeiro nas Mesas e depois nos espigões do Pé de Cabril.

Deixando o Redondelo para trás, segui em direcção aos Prados e depois de passar a Fenteira do Prado, entrei na Manga da Tojeira e Vale do Meio, descendo depois para a Casa Florestal de Junceda, local de paragem para um pequeno descanso e reforço.

Iria regressar ao Campo do Gerês seguindo o traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês, mas logo depois de entrar na Chã de Junceda, decidi seguir na direcção do Curral de Bostelo passando pela Boca do Rio e perto da Fraga Que Fala. Em Bostelo, segui pelo carreiro que me levou até ao traçado da GR50 e desci pelo Coval até junto do marco miliário na Estrada Nacional N307, chegando logo a seguir ao Campo do Gerês.

Ficam algumas fotografias do dia...
























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: