quinta-feira, 18 de março de 2021

Serra do Gerês - Da Fonte de Lamas ao Vidoeiro e Junceda

 


Caminhada de despedida do Inverno na Serra do Gerês, começando junto da Fonte de Lamas e seguindo pelo caminho florestal que passa junto à Casa Florestal de Lamas. Continuando pelo caminho que vai descendo até entroncar na Estrada das Voltas de S. Bento, continuamos à esquerda até chegar ao traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês. Este, vai-nos fazer passar nas imediações do actual Campo de Futebol do Grupo Desportivo do Gerês e antigo Viveiro Florestal da Pereira onde se encontra a Casa Florestal da Pereira (antigo Observatório).

O traçado da GR50 leva-nos então às proximidades das Caldas do Gerês e do Penedo da Freira, passando pelo Zanganho. Abandonando a GR50 aqui, seguimos pela estrada na direcção de Pedrógo (Fonte da Batoca) e depois subindo para o Vidoeiro.

Já na EN308-1, passando pela zona de merendas e pela Quelha Verde até chegar à Ponte da Figueira e mais adiante descendo para uma ponte de madeira junto do Colado das Funções, entra-se num carreiro por entre as mimosas que nos vai levar ao traçado do Trilho dos Miradouros passando perto da Pala do Lume. Na verdade, este pequeno troço fazia parte do antigo Trilho de Secelo, entretanto desactivado.

Estando agora no Trilho dos Miradouros seguimos encosta acima parando da Fraga do Torgo para apreciar a vista que dali se tem do Vale do Rio Gerês e dos vales fechados que suportam os píncaros serranos. Continuamos a subir até chegar à antiga Casa Florestal de Junceda para uma merecida paragem após tamanha trepada!

Em Junceda voltamos a encontrar o traçado da GR50 que seguimos até passarmos na Chã de Lamas, já à vista do ponto de partida. 








Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: