segunda-feira, 1 de março de 2021

As actividades desportivas e recreativas motorizadas no PNPG são proibidas

 


No fim-de-semana de 27 e 28 de Fevereiro foram várias as referências à presença de veículos motorizados de duas rodas em zonas protegidas no interior do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Segundo o Plano de Ordenamento desta área protegida é referido que (no seu Capítulo II, Artigo 7.º, alínea n):

Actos e actividades interditos

Na área de intervenção do POPNPG, para além das interdições previstas em legislação específica e sem prejuízo das disposições do presente regulamento para as áreas sujeitas a regimes de protecção e do disposto no capítulo V, são interditos os seguintes actos e actividades, quando realizados em áreas sujeitas a regimes de protecção:

(...)

"A prática de actividades desportivas motorizadas, nomeadamente raids organizados de veículos todo -o -terreno, de motociclos, de ciclomotores e similares, bem como a motonáutica e demais formas de navegação a motor, com excepção de passeios com carácter não competitivo e das actividades expressamente admitidas neste regulamento, na Carta de Desporto de Natureza ou nos planos de ordenamento das albufeiras de águas públicas."

Estas situações não são novidade e quase todos os meses elas vão acontecendo.

É cada vez mais necessário que o Parque Nacional da Peneda-Gerês seja dotado de um corpo de Vigilantes da Natureza que tenha a capacidade e os meios para cumprir as suas funções. Por outro lado, sendo o único Parque Nacional do país, este não vive só de prémios vazios e de operações de maquilhagem. É fundamental que seja destacado para a área do Parque Nacional da Peneda-Gerês um corpo de Guardas Florestais que ajude a cumprir os princípios para os quais foi criado.

Por outro lado, os praticantes deste tipo de actividades motorizadas (tal como os praticantes de pedestrianismo e actividades de montanha) devem ter o conhecimento sobre as zonas que podem ou não percorrer dentro das áreas protegidas e sobre que tipo de actividades podem ou não realizar.

As fotografias que ilustram esta publicação (e a própria publicação) complementam outras feitas numa rede social e que mostravam a pratica ilegal de desportos motorizados em zonas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. As imagens mostram um grupo de motociclistas a percorrer o trilho entre o Rio da Peneda e a Fraga das Pastorinhas, Serra da Peneda. Por outro lado, foram relatados sinais de erosão provocada pelos motociclos entre a Penameda e a Bouça dos Homens.

Situações semelhantes foram reportadas perto de Germil, Serra Amarela.


Fotografias © Leitor devidamente identificado (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: