terça-feira, 23 de março de 2021

Serra do Geres - Volta pelos primeiros dias de Primavera

 


Uma caminhada na Serra do Gerês durante a época inicial de Primavera bem representado por este dia. Temos noites frias e manhãs frescas, mas enquanto o dia vai avançando, nota-se o calor a surgir que acalma com a brisa fria que corre pelos altos.

O percurso não é novo e começou junto da Fonte de Lamas seguindo em direcção a Junceda pelo traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês partilhada aqui com o PR6 Trilho dos Miradouros. Após passar o Miradouro de Junceda, com a vista magnífica vista sobre o Vale do Rio Gerês até à albufeira da Barragem da Caniçada, segue-se para as imediações da Casa Florestal de Junceda e toma-se por poucos metros o traçado do PR11 Trilho da Silha dos Ursos, flectindo um pouco adiante à esquerda para chegar ao Vale do Meio e à Manga da Tojeira. Aqui, o alto da Tojeira vai surgir à nossa frente, formando uma portela que dará acesso mais adiante à Fenteira do Prado. Nesta parte, é fácil se ver uma placa com a indicação 'Pé de Cabril' e segue-se nessa direcção.

A Fenteira do Prado é facilmente reconhecida com o seu muro de pedra solta que será ladeado pelo trajecto que, após uma pequena subida, nos leva ao Prado com o seu abrigo pastoril e os seus carvalhos cadavéricos. O percurso está bem assinalado com mariolas de todos os tamanhos e a partir daqui vai-nos levar a passar na base dos espigões do Pé de Cabril. Daqui, vamos já vendo a raia seca e os picos do Pé de Medela, Carris de Maceira e Albas, além das paredes iniciais do Vale do Alto Homem e parte da Serra Amarela. Lá ao fundo, no horizonte difuso, está o colosso granítico de Anamão, já na Serra da Peneda e extremo do Planalto de Castro Laboreiro.

Com o Pé de Cabril à nossa esquerda, vamos descendo agora até encontrar um novo carreiro do lado esquerdo quando estamos já à vista do Tirolirão. Enveredamos por esse carreiro e, ladeando a Corga Direita (Corga D'reita), vamos chegar à Portela do Perro já quase sobre o Covelo. Ao nosso lado esquerdo abre-se o Vale do Rio Homem com a albufeira da Barragem de Vilarinho das Furnas.

O percurso vai agora levar-nos a percorrer a encosta Nascente do Covelo até ao Covelo de Cima e daqui para o Prado de Gamil, local para o descanso e repasto! Pelo caminho há sempre tempo para apreciar a magnífica paisagem da Serra Amarela.

O Prado de Gamil é o ponto extremo do Trilho da Silha dos Ursos que nos vai então levar de volta para a Manga da Tojeira e daqui para Junceda e depois para o nosso ponto de partida.























Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: