segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Vamos limpar o PNPG!! (VI)

Carris, 4 de Agosto de 2009

Decorreu hoje a primeira reunião de preparação para a actividade 'Vamos Limpar o PNPG - 2009' com os responsáveis pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta reunião teve o objectivo de definir os grupos de limpeza, de programar os locais de recolha e de tratar da logística geral à actividade que terá lugar nos dias 5 e 6 de Setembro.

Assim, os grupos de limpeza que ficaram definidos são os seguintes:

- Grupo das Minas dos Carris - irá fazer a limpeza ao longo do estradão do Vale do Alto Homem e da área das Minas dos Carris;

- Grupo de Pitões das Júnias - deverá levar a cabo as suas actividades de limpeza na zona da aldeia de Pitões das Júnias, incluindo a área do mosteiro de Sta. Maria das Júnias e trilho PR existente nas proximidades;

- Grupo do Vale de Teixeira / Arado / Pedra Bela - este grupo deverá fazer a limpeza do trilho até ao Vale de Teixeira, da zona de merendas do Arado e da estrada entre o Arado e a Pedra Bela;

- Grupo da Preguiça / Portela do Homem - este grupo será dividido em dois grupos: o Grupo 1 fará a limpeza entre a Portela de Leonte e a Casa Abrigo da Preguiça, o Grupo 2 entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem. O Grupo 2 fará ainda a limpeza de parte da estrada entre a Portela do Homem e Calvos;

- Grupo da Geira / Albergaria / Portela do Homem - este grupo fará as suas actividades percorrendo a Geira Romana desde a Bouça da Mó até à Mata da Albergaria e terminando na Portela do Homem fazendo o trilho interior pela Mata da Albergaria.

Recordo que as inscrições para esta actividade serão ilimitadas e quem quiser participar pode enviar o seu contacto (primeiro e último nome, endereço de email e se possível local na Internet onde possa divulgar a iniciativa) para o email limpar.o.pnpg.2009@gmail.com. A inscrição não é obrigatória mas ao fazê-la permite-nos ter uma noção do número de participantes.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês colabora connosco a nível logístico fornecendo sacos de plástico e picas-lixo. Porém, é conveniente que os voluntários tragam consigo sacos de plástico e luvas de trabalho pois não é possível fornecer luvas a todos os participantes. De ter em atenção que os participantes deverão levar o necessário para um dia de montanha: merenda, água, calçado e roupa adequadas.

Haverá três locais de depósito do lixo recolhido consoante as zonas de limpeza. O lixo recolhido pelos grupos das Minas dos Carris, Preguiça / Portela do Homem (Grupo 2) e Geira / Albergaria / Portela do Homem, irá depositar o lixo para recolha na Portela do Homem. O lixo recolhido pelo Grupo de Pitões das Júnias será recolhido junto do cemitério de Pitões das Júnias. O lixo recolhido pelo Grupo do Vale de Teixeira / Arado /Pedra Bela será recolhido no Arado.

A concentração para a actividade será feita a partir das 8h00 junto do Centro de Educação Ambiental do Vidoeiro (excepto para o Grupo de Pitões das Júnias). O Grupo de Pitões das Júnias irá concentrar-se pelas 8h30 no parque de estacionamento perto do Mosteiro de Sta. Maria das Júnias. Espera-se que as actividades terminem pelas 20h00.

Para as pessoas que pretendam participar nos dois dias da actividade recomenda-se o Parque de Campismo do Vidoeiro.

Foi dada a ideia de se fazer um jantar convívio nas Caldas do Gerês entre todos os participantes. O jantar teria lugar num local a designar. Esta é apenas uma ideia mas gostava de saber a vossa opinião.

Os blogues e sítios da Internet participantes na iniciativa:


Este poderá ser um grande movimento de voluntários que de uma vez por todas façam ver a este nosso Portugal e a quem o gere, que o nosso único parque nacional tem de ser respeitado!

Espero pelas vossas sugestões e pela vossa participação... a bem do PNPG e da Natureza!

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

paulopt disse...

Olá malta das limpesas,
parabens,
No dia 20 de março já não vai ser preciso ir aí, mas vai haver mais lixeiras nos concelhos do PNPG - Terras de Bouro, Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Montalegre. pelo que devem aderir ao Limpar Portugal http://limparportugal.ning.com/groups
Abraço a todos,
divulguem